Rede RIBAMEC - Grupos participantes

 

Brasil

Centro de Mecânica de Precisão de Joinville

 

O Centro de Mecânica de Precisão de Joinville – CMPJ, foi fundado em 1980, com o fim de desenvolver tecnologias voltadas a mecânica de precisão. O CMPJ está localizado na região sul do Brasil, estado de Santa Catarina, em Joinville.

Atualmente o CMPJ é um dos centros de tecnologia do recém criado Instituto Superior de Tecnologia – IST – (1997), o qual é mantido pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC. Junto ao IST o CMPJ implantou em 1999 o curso de Tecnologia em Mecânica com ênfase em Manufatura, e para 2001 prepara a implantação do curso de Tecnologia em Qualidade e Produtividade.

O CMPJ além de um centro formador de recursos humanos, especializando técnicos e engenheiros na área de projetos, fabricação e metrologia, possui larga experiência no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de CAE/CAD/CAM, fabricação de moldes e matrizes, e controle dimensional. Através da absorção e difusão tecnológica em mecânica de precisão, e a realização de pesquisa aplicada junto a industria da região, o CMPJ nucleou um laboratório de metrologia, um laboratório de simulações de injeção de materiais plásticos, e uma ferramentaria que hoje compõe a SOCIESC Serviços Industriais.

As linhas de pesquisa que segue atualmente estão integralmente voltadas as necessidades da industria metal-mecânica brasileira. Os principais projetos do CMPJ envolvem a otimização de usinagem de cavidades de moldes e matrizes, o monitoramento de desgaste de ferramentas de corte, a determinação da incerteza de medição em sistemas metrológicos e a validação de softwares de simulação para a injeção de materiais plásticos.

Contato: Marcelo Teixeira dos Santos - teixeira@sociesc.com.br

Para mais informações: http://www.sociesc.com.br

Bandeira do Brasil por Herman De Wael, Flags Of The World

 

Voltar ao índice dos grupos participantes

Entrada | Currículo | Ensino | I&D | Gostos | Ligações

Voltar ao topo