Logo da FEUP Blue Eyes Bandeira Portuguesa
Principal Sobre mim Mestrado Mafalda Veiga Contra-(des)Informação O CRÍTICO
Principal > Mestrado em Gestão de Informação > ARI > Trabalhos realizados > Comentário a "Presentation of the Text REtrieval Conference (TREC-9)"
 
 

2º Semestre

 

Análise de Dados

Análise Documental

Armazenamento e Recuperação de Informação

Bases de Dados

Gestão e Organização da Informação na Internet

Informação Empresarial

Sistemas de Apoio à Decisão

Sistemas Multimédia

1º Semestre

Comentário a "Presentation of the Text REtrieval Conference (TREC-9) "

Comentário por Filipe Silva

 

As conferências TREC são na realidade um meio de promover uma infra-estrutura de teste em larga escala de tecnologia de recuperação de informação em texto usando colecções de teste realistas, métodos de "pontuações" uniformes e fóruns de intercâmbio de ideias.

As TREC permitem assim avaliar métodos e produtos contra colecções de teste, não tendo por intuito principal a competição entre os métodos, na realidade é visto muito por esse prisma.

As TREC têm se revigorado pelos diferentes ênfases dados a diferentes "tarefas" (tasks) da recuperação de informação. Essas tarefas são nomeadamente a especialização do tipo de campo do conhecimento humano da colecção ou do tipo de fonte (noticias de rádio, transcrição de voz, abstracts, etc.).

As colecções usadas foram avaliadas por peritos e estão estudados os resultados que deveriam ser obtidos para as pesquisas de tópicos. Os diferentes tópicos são de vários estilos desde muito detalhados, com várias frases,  a uma série de palavras chaves.

As TREC possuem colecções diferentes desde noticias de jornal/radio a textos completos.

As colecções de teste são colecções de "laboratório" mas os seus resultados não devem ser descurados. O ter acesso a uma colecções e a uma serie de resultados facilita o teste de um sistema, servindo para a sua validação, não devendo o sistema ser construído a custa ou tendo em vista a colecção.

As TRECs focam que não se deve fazer comparação de diferentes sistemas se estes usaram para teste colecções, ou sub-colecçõess, diferentes.

As TRECs são um grande impulsionador para a investigação na recuperação de informação.

 

Enviar-me um email

Última Actualização:
  15-12-2004

 

Páginas optimizadas para Netscape 4 ou superior e IE 5 ou superior