Resolução do Exercício 5b de GOII

1- O que é o  SGML?

SGML é referida como uma metalinguagem que existe fundamentalmente como guia para a criação de outras linguagens constituindo-se como uma colecção de regras de linguagem.A SGML (Standad Generalized Markup Language) foi criada com o objectivo de constituir a única metalinguagem a partir da qual todas as linguagens (e porventura outras metalinguagens) seriam construídas. A complexidade da definição de SGML leva a que os browsers não possam usá-la por questões de performance e custos inerentes.

2- O que é o HTML em relação ao SGML?

HTML (HiperText Markup Language) é um linguagem de definição de documentos e de especificação de hiperlinks que evoluiu da SGML e  segue alguns mas não todos os standard SGML.

3- O que é o XML em relação ao  SGML?

O consorcio W3C, reconhecendo que o SGML não é usado de forma generalizada, bem como uma necessidade crescente de definir uma linguagem para lidar com outros tipos de documentos (com ênfase no conteúdo e não na forma) definiu o XML (Extensible Markup Language). Tal como SGML, XML é uma metalinguagem de marcas que integra funcionalidades seleccionadas de SGML para que a partir dela possam ser criadas novas linguagens de marcas, eliminando as funcionalidades que não são utilizadas por HTML e simplificando outras para as tornar utilizáveis. XML é uma versão actualizada do SGML, melhorada para os sistemas dinâmicos actuais.
A partir do
XML podem ser criadas outras linguagens (por exemplo, já o foram WML, MathML, SVG).

4- Porquê perder tempo com HTML? era melhor aprender logo XML?

O HTML é uma linguagem de layout e não de contéudos. O XML não é uma linguagem de layout.

5- Porquê é importante entender DTDs?

Os DTD definem a estrutura do XML tornando assim possível a verificação automática de validade da estrutura do documento e tratamento do documento

6- O que é o XHTML?

A linguagem XHTML surge como uma reescrita da linguagem HTML como uma aplicação XML. XHTML suporta todas as funcionalidades HTML 4.01 com a aplicação das regras mais rígidas da sintaxe XML.

7- Porquê que o  XHTML é importante?

Os documentos XHTML são device-independent e device-definable i.e., os documentos XHTML, associados a device-specific stylesheets e Composite Capability/Preferences Profile (CC/PP) permite que os mesmos documentos se adequem ao periférico utilizado para lhes aceder (telemóvel, PC, etc.).
Os documentos XHTML são conformes com XML podendo, por isso, ser vistos, editados e validados com as ferramentas XML standard.

8- Indique algumas diferença entre o HTML e o XHTML?

Os documentos XHTML são conformes com XML e assim todas as tags têm de fechar e tem de ser mantida a ordem de "ultima aberta - primeira a fechar". 
As tags HEAD e BODY podem ser omitidas: embora não respeitem o protocolo HTML as páginas são correctamente descodificadas pelos browsers;
Não é sensível a diferenças entre maiúsculas e minúsculas nas tags;
Os atributos podem não estar "entre aspas";
Quando um atributo só tem um valor possível é permitido minimizar o par atributo-valor (i.e. referir unicamente o valor do atributo).

9- Existe alguma ferramente que converte automaticamente o HTML em XHTML?

Sim, por exemplo a ferramenta Tidy disponível para download gratuíto no site do consórcio W3C.

10- Como as linguagens XML encaixam umas com as outras?

Com o uso de DTDs as diferentes linguagens XML podem "comunicar" (inter-operar) entre si.

11- Como o XML difere do HTML?

A XML é a mesma coisa que o HTML, mas mais poderoso?
B HTML é uma linguagem, XML é uma tecnologia para fazer linguagens
C XML é a nova versão do HTML
D Todas as opções
E Nenhuma das opções

12. Que componentes é que as linguagens HTML e XML têm em comum?

Derivando da SGML ambas usam tags, atributos, "macras especiais" (tipo  ), e estão preparadas para o uso de vários "caracter sets".

13- Indique quatro diferenças entre o XHTML e  HTML.

  1. XHTML descreve conteúdos e HTML descreve layouts;
  2. XTML é rigoroso, HTML pode ser tolerante a erros (dependente do browser usado)
  3. XHTML é device Independent
  4. XHTML é extensivel

14- Converta esta página de HTML para XHTML

Ver Resultado