A gastronomia desta região pode caracterizar-se de suculenta, abundante e variada. A diversidade da paisagem natural e as influência recebidas durante séculos, de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas.

O caldo verde e a broa de milho, as papas de sarrabulho e os rojões de porco, o bacalhau, a truta, o cabrito asssado e a vitela, o presunto, os enchidos e a as tão conhecidas frigideiras de Braga.

É na doçaria, rica e de longa tradição conventual e popular, que a cozinha de Braga atinge uma grande originalidade e requinte não esquecendo de referir o famoso Vinho Verde da região para acompanhar.

 

Aqui ficam alguns dos pratos típicos da cidade de Braga:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Text Box: Início
Text Box: História
Text Box: Monumentos
Text Box: Clube
Text Box: Mapa da Cidade
Text Box: Gastronomia

Início                      História                     Monumentos                     Clube                      Gastronomia                     Mapa da Cidade

Cidade de Braga

Gastronomia

Papas de sarrabulho e  rojões de porco

Bacalhau à Braga

Arroz de Braga

Frigideira de Braga

Prato típico de Braga, tem a particularidade de ser confeccionado com sangue de porco. Servido com sopa, vai bem com vinho verde tinto. É um prato mais forte durante o Inverno, não só porque é um prato pesado mas sobretudo porque é nessa altura do ano que ocorre a matança do porco.

Hoje, o Bacalhau à Braga é servido em vários restaurantes portugueses e continua imbatível na aceitação da clientela.

O Arroz de Braga é um dos pratos mais representativos da cozinha do Minho. Uma paelleira ou uma frigideira são instrumentos muito úteis na sua preparação, pois a sua semelhança com a "Paella" espanhola é grande. Com excepção dos frutos do mar como ingrediente,  a sua maneira de prepara e servir é muito semelhante à "Paella".

 

Quem for a Braga, não deve deixar de passar pela confeitaria onde se podem provar as seculares "frigideiras do cantinho".

Para além do mais, através do chão envidraçado do estabelecimento, podem observar-se restos de ruínas romanas, da Bracara Augusta.