Construção de Algoritmo de Otimização e Gestão de Andaime em Obra com Recurso à Metodologia BIM

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa

Texto integral indisponível

Tese de mestrado integrado de Carolina João Cunha Cardoso, 2021

Orientada por João Poças Martins

Resumo

A inovação no setor da construção civil encontra-se atualmente numa trajetória crescente. A procura e aposta em tecnologias mais avançadas e eficientes tem contribuindo para uma gradual inovação das técnicas tradicionais e dos métodos de trabalho. Ainda assim, a existência de desperdícios instigados por erros de cálculos é ainda uma realidade e a sua resolução assume-se como primordial e necessária para mitigar os efeitos desses desperdícios nos custos das obras.

Tal como se sucede em outros elementos em obra, o processo de estimação de soluções de andaimes tem vindo a apresentar uma grande ineficiência, sendo este responsável por um prejuízo significativo nas receitas da empresa. A abordagem tradicional envolve processos manuais pouco eficazes e realistas, uma vez que não têm em conta certas variáveis inerentes ao problema. Assim, urge a necessidade de proporcionar um método de apoio aos profissionais envolvidos que solucione esta ineficiência do processo.

O método proposto, através da metodologia BIM e conceitos de programação, quantifica e estima a quantidade necessária de solução de andaimes numa obra, bem como o respetivo custo. Esta estratégia encara-se como uma alternativa à abordagem tradicional, disponibilizando, de forma intuitiva e rápida, resultados coerentes dos vários elementos, que permitem uma maior eficácia e precisão nas soluções encontradas.

O código proposto é capaz de, através de um modelo BIM, estimar para cada elemento a intervir, uma possível solução de andaimes, discriminando as dimensões e quantidades envolvidas na modelação de andaimes encontrada. Simultaneamente, é também apresentada uma estimativa dos custos envolvidos com base nessas quantidades e nos rendimentos de cada elemento.

Palavras-chave

BIM, Andaimes, Preparação de Obra, Programação, Otimização