Proposta de Sistema de Gestão da Manutenção de Edifícios Suportado por Ferramentas BIM - Estudo de Caso

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Apresentação

RESUMO

A grande evolução das tecnologias da informação ao dispor da indústria da construção e novo olhar sobre o ciclo de vida dos edifícios que as últimas décadas trouxeram, impulsionam, hoje em dia, a procura por um modelo de projeto que permita a articulação e a interoperabilidade entre as várias áreas intervenientes. Numa altura em que o setor enfrenta sérias dificuldades e que a construção de novos edifícios tem vindo a perder o seu espaço no mercado, a manutenção e reabilitação do património já existente ganha cada vez maior importância. Deste modo, a manutenção e gestão de um edifício assume-se, na atualidade, como um desafio, sendo provavelmente uma das áreas que mais teria a ganhar, com a introdução de um modelo de projeto multidisciplinar. Tendo como foco principal a fase da manutenção de um edifício, propõe-se que o BIM seja a resposta a esta necessidade de um modelo único. A gestão de instalações é possível independentemente do recurso a um sistema como este. No entanto, a aplicação de ferramentas BIM nesta área poderá traduzir-se em ganhos significativos em termos de eficácia e eficiência. Ao longo desta dissertação são explorados vários conceitos relativos ao BIM e à sua utilização na gestão de instalações, nomeadamente na manutenção de edifícios e na modelação dos dados relativos a essa manutenção. Seguidamente é apresentada uma proposta de sistema de manutenção, criada especificamente para responder às necessidades de uma instalação hoteleira em particular. Nesse sentido, foi criado de raiz um modelo virtual tridimensional BIM do edifício em estudo, o Hotel do Caramulo, e feita a sua interligação com uma aplicação web mobile também criada pelo autor. Esta aplicação armazena informação relativa a todos os equipamentos do hotel e permite a sua consulta de forma bastante simples. Este sistema foi especialmente concebido para solucionar os problemas apresentados pelo departamento de manutenção da unidade hoteleira em questão. No final da dissertação apresentam-se as principais conclusões acerca da aplicabilidade do sistema apresentado e reflete-se sobre futuros desenvolvimentos.

PALAVRAS-CHAVE

BIM, Manutenção

ABSTRACT

The remarkable evolution of information technologies for the AEC Industry and the new perspective regarding the building’s life cycle established in the last decades, accelerated the search for better processes for the development of construction designs in terms of interoperability, error minimization, communication between different players, etc. The construction of new buildings and infrastructures has been losing space in the market following the general economic crisis, however maintenance and rehabilitation has been gaining greater importance. Thus maintenance and building management assume nowadays an important challenge. They are, probably one of the areas that may have the most to gain with the introduction of better multidisciplinary project practices. Focusing on the maintenance phase, it is proposed that BIM may become an answer to this need of a single model throughout the building life cycle. Managing a building is possible without a system like this however the use of BIM tools in this area can translate into significant gains of effectiveness and efficiency. Throughout this dissertation many concepts will be explored regarding BIM and its use in building management, namely building maintenance and data modelling. Subsequently this dissertation presents an original maintenance system, developed specifically to respond to the needs of a hotel installation. For that, will be exposed the virtual 3D model that was created for a specific case study - the Hotel of Caramulo - and establish the connection with the web mobile application. The web mobile application saves information related to all equipment and allows its consultation from any device with access to the internet. The maintenance system was designed with the purpose of providing solutions to the problems presented by the maintenance department of the hotel. Finally, will be presented the main conclusions about the applicability of the system, as well as the future developments that could be regarded.

KEYWORDS

BIM, Facility Management