Reconhecimento Automático de Materiais de Construção a partir de Levantamentos Laser Scanning

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa

Texto Integral não disponível

Tese de mestrado integrado de Vasco Borges Pinto, 2021

Orientada por João Poças Martins

Resumo

O trabalho de identificação de materiais de construção em obra é uma parte importante de todo o processo de construção, seja por termos de conformidade com o projeto, ou para projetos de reabilitação para que seja feita uma avaliação correta de todos os componentes do local em que se realizará a obra.

Este processo já é feito há bastante tempo com recurso a meios visuais ou da fotografia, que embora possam ser práticos, estão sempre dependentes da ação humana pelo que estão ligados a uma certa margem de erro que pode ser significativa para a produtividade de uma obra.

O Laser Scanning e a aplicação de tecnologias Scan to BIM têm vindo a tomar uma maior importância neste setor, principalmente nos últimos anos, quer a nível nacional como global. Esta tecnologia permite, a partir de levantamentos in situ, obter uma representação detalhada do local em estudo sob a forma de uma nuvem de pontos.

A aplicação de algoritmos de Machine Learning tem-se tornado algo bastante importante e comum em várias vertentes do quotidiano. Este processo define-se pela informação sob a forma de língua de programação que um dado programador dá a um sistema computacional numa fase preliminar, para que este consiga, através de treino e teste, ter a capacidade de disponibilizar um determinado conhecimento ao utilizador que lhe possa ser útil. A aplicação destes algoritmos nas nuvens de pontos obtidas pode tornar possível uma identificação automática e precisa dos materiais de construção.

Nesta dissertação pretendem abordar-se questões ligadas a estas tecnologias, primeiro a partir de uma recolha de informação sobre os assuntos na literatura existente, para que depois se possa aplicar os métodos em duas partes. A primeira parte em que vai ser feita uma estrutura geral dos passos que devem ser seguidos na elaboração de um trabalho deste tipo, e uma segunda que se trata de um caso de estudo que se aplicará este método num determinado local e se fará uma discussão de resultados.

Palavras-chave

Laser Scanning, Machine Learning, BIM, Materiais, Classificação Automática