Diferenças entre edições de "Construção de Algoritmo de Otimização e Gestão de Andaime em Obra com Recurso à Metodologia BIM"

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou a página com "'''Texto Integral PDF''' Tese de mestrado integrado de Carolina João Cunha Cardoso, 2021 Orienta...")
 
 
Linha 1: Linha 1:
[[Media:DissertaçãoVersãoFinal CarolinaC.pdf|'''Texto Integral PDF''']]
+
<!--[[Media:DissertaçãoVersãoFinal CarolinaC.pdf|'''Texto Integral PDF''']]-->
 +
Texto integral indisponível
  
 
[[Lista de teses MIEC|Tese]] de mestrado integrado de Carolina João Cunha Cardoso, 2021
 
[[Lista de teses MIEC|Tese]] de mestrado integrado de Carolina João Cunha Cardoso, 2021

Edição atual desde as 00h52min de 30 de julho de 2021

Texto integral indisponível

Tese de mestrado integrado de Carolina João Cunha Cardoso, 2021

Orientada por João Poças Martins

Resumo

A inovação no setor da construção civil encontra-se atualmente numa trajetória crescente. A procura e aposta em tecnologias mais avançadas e eficientes tem contribuindo para uma gradual inovação das técnicas tradicionais e dos métodos de trabalho. Ainda assim, a existência de desperdícios instigados por erros de cálculos é ainda uma realidade e a sua resolução assume-se como primordial e necessária para mitigar os efeitos desses desperdícios nos custos das obras.

Tal como se sucede em outros elementos em obra, o processo de estimação de soluções de andaimes tem vindo a apresentar uma grande ineficiência, sendo este responsável por um prejuízo significativo nas receitas da empresa. A abordagem tradicional envolve processos manuais pouco eficazes e realistas, uma vez que não têm em conta certas variáveis inerentes ao problema. Assim, urge a necessidade de proporcionar um método de apoio aos profissionais envolvidos que solucione esta ineficiência do processo.

O método proposto, através da metodologia BIM e conceitos de programação, quantifica e estima a quantidade necessária de solução de andaimes numa obra, bem como o respetivo custo. Esta estratégia encara-se como uma alternativa à abordagem tradicional, disponibilizando, de forma intuitiva e rápida, resultados coerentes dos vários elementos, que permitem uma maior eficácia e precisão nas soluções encontradas.

O código proposto é capaz de, através de um modelo BIM, estimar para cada elemento a intervir, uma possível solução de andaimes, discriminando as dimensões e quantidades envolvidas na modelação de andaimes encontrada. Simultaneamente, é também apresentada uma estimativa dos custos envolvidos com base nessas quantidades e nos rendimentos de cada elemento.

Palavras-chave

BIM, Andaimes, Preparação de Obra, Programação, Otimização