Desenvolvimento de Interfaces Tridimensionais para Aplicações Móveis a Partir de Tecnologia BIM

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Tese de mestrado integrado de Miguel António Matos de Barbosa Monteiro, 2013

Texto Integral

Apresentação

Resumo

Edifício G da FEUP desde a sua modelação em Revit até à sua exportação para o Motor de Jogo Unity 3D

As tecnologias da informação (TI) evoluíram de uma forma bastante significativa ao longo dos últimos anos, tendo o seu impacte atingido também a indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Os programas modeladores de Building Information Modeling (BIM) apresentam-se como o próximo passo na cooperação e na colaboração entre os vários intervenientes na obra e entre as diversas especialidades. No entanto, ainda há barreiras a serem ultrapassadas para a sua plena adoção em projeto e em obra devido, tanto à sua complexidade como ao facto da sua utilização ser feita em computadores, logo, em ambientes de trabalho fixos. Existe então, uma necessidade de trazer estes modelos para estações de trabalho móveis através de interfaces simples e acessíveis que podem ser geradas em motores de jogo. A presente dissertação realizou um estudo empírico com o objetivo de encontrar um fluxo de trabalho (workflow) entre software BIM e motores de jogo, que salvaguardasse a maior quantidade de informação possível. Depois de se ter encontrado um fluxo que apresente bons resultados, procedeu-se ao aprofundamento desse mesmo processo explorando algumas potencialidades do motor de jogo que podem ser aplicadas no interface. De seguida, construiu-se o interface propriamente dito, através de uma página web. Por fim, fez-se uma aplicação prática desta metodologia num edifício real, explorando de que modo a reunião de modelos BIM com motores de jogo pode contribuir positivamente para situações que envolvam ensino e segurança em obra.

Palavras Chave

Interface, tecnologia da informação, BIM, motor de jogo, realidade aumentada.

Interface

No âmbito desta tese, foi criado uma interface correspondente ao projeto BIM do caso de estudo (edifício G da FEUP) e disponibilizou-se-o numa plataforma acessível e de fácil utilização recorrendo a uma página web. O projeto BIM foi modulado em Autodesk Revit 2013 a partir de plantas arquitetónicas em AutoCAD fornecidas pelos Serviços Técnicos e de Manutenção da FEUP. Depois de modelado, exportou-se o modelo para Autodesk 3DS Max 2013 e, por fim exportou-se para o motor de jogo Unity 3D, programa capaz de criar a interface que está disponibilizada na seguinte ligação. https://dl.dropboxusercontent.com/u/113430797/Web.html

Abstract

Information technologies (IT) evolved in a fairly significant way over the last few years, having its impact also reached the AEC industry (Architecture, Engineering and Construction). The modeling programs of Building Information Modeling (BIM) are presented as the next step in the cooperation and collaboration between the various actors in the construction site and between several specialties. However, there are still barriers to be exceed to its complete adoption in project and in work because, not only of its complexity, but also due to fact that its usage is in personal computers so, in a fixed workstations. There is a necessity of bringing these models to portable workstations through simple and easy interfaces that can be generated in game engines. The present dissertation conducted an empirical study with the goal of finding a workflow between BIM software and game engines that would preserve the greatest possible amount of information. After finding a workflow that presented good results, it was proceeded to deepen this process, by exploring some of the potential of the game engine which can be applied to the interface. After this, the interface was built through a webpage. At last, it was made a practical application of this methodology in a real building, exploring how the reunion of BIM models with game engines can contribute in a positive way to situations that involve teaching and safety in work.

Keywords

Interface, information technology, BIM, game engine, augmented reality.

Interface

Within the ambit of thesis, it was created an interface regarding the BIM project of the case of study (G building of FEUP) and it was made available in an easy and accessible platform using a web page. The BIM Project was modelled in Autodesk Revit 2013 from architectonic plants in AutoCAD provided by the Technical and Maintenance Services of FEUP. After being modelled, the model was exported to Autodesk 3DS Max 2013 and, after, it was exported to the game engine Unity 3D, a software capable of creating the interface that is in the following link. https://dl.dropboxusercontent.com/u/113430797/Web.html

Ligações Externas