Diferenças entre edições de "Desenvolvimento de Interfaces Tridimensionais para Aplicações Móveis a Partir de Tecnologia BIM"

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Revisão das 16h24min de 11 de setembro de 2013

Tese de mestrado integrado de Miguel António Matos de Barbosa Monteiro, 2013

Texto Integral

Apresentação

Resumo

Edifício G da FEUP desde a sua modelação em Revit até à sua exportação para o Motor de Jogo Unity 3D

As tecnologias da informação (TI) evoluíram de uma forma bastante significativa ao longo dos últimos anos, tendo o seu impacte atingido também a indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Os programas modeladores de Building Information Modeling (BIM) apresentam-se como o próximo passo na cooperação e na colaboração entre os vários intervenientes na obra e entre as diversas especialidades. No entanto, ainda há barreiras a serem ultrapassadas para a sua plena adoção em projeto e em obra devido, tanto à sua complexidade como ao facto da sua utilização ser feita em computadores, logo, em ambientes de trabalho fixos. Existe então, uma necessidade de trazer estes modelos para estações de trabalho móveis através de interfaces simples e acessíveis que podem ser geradas em motores de jogo. A presente dissertação realizou um estudo empírico com o objetivo de encontrar um fluxo de trabalho (workflow) entre software BIM e motores de jogo, que salvaguardasse a maior quantidade de informação possível. Depois de se ter encontrado um fluxo que apresente bons resultados, procedeu-se ao aprofundamento desse mesmo processo explorando algumas potencialidades do motor de jogo que podem ser aplicadas no interface. De seguida, construiu-se o interface propriamente dito, através de uma página web. Por fim, fez-se uma aplicação prática desta metodologia num edifício real, explorando de que modo a reunião de modelos BIM com motores de jogo pode contribuir positivamente para situações que envolvam ensino e segurança em obra.

Palavras Chave

Interface, tecnologia da informação, BIM, motor de jogo, realidade aumentada.

Abstract

Information technologies (IT) evolved in a fairly significant way over the last few years, having its impact also reached the AEC industry (Architecture, Engineering and Construction). The modeling programs of Building Information Modeling (BIM) are presented as the next step in the cooperation and collaboration between the various actors in the construction site and between several specialties. However, there are still barriers to be exceed to its complete adoption in project and in work because, not only of its complexity, but also due to fact that its usage is in personal computers so, in a fixed workstations. There is a necessity of bringing these models to portable workstations through simple and easy interfaces that can be generated in game engines. The present dissertation conducted an empirical study with the goal of finding a workflow between BIM software and game engines that would preserve the greatest possible amount of information. After finding a workflow that presented good results, it was proceeded to deepen this process, by exploring some of the potential of the game engine which can be applied to the interface. After this, the interface was built through a webpage. At last, it was made a practical application of this methodology in a real building, exploring how the reunion of BIM models with game engines can contribute in a positive way to situations that involve teaching and safety in work.

Keywords

Interface, information technology, BIM, game engine, augmented reality.

Apresentação

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