Introdução

 

Uma rede de computadores é básicamente um conjunto de dispositivos ligados entre si de forma a possibilitar o armazenamento, recuperaç ;ão, e partilha de informação pelos seus utilizadores. É um conjunto de pontos ou nós interligados entre si e aos dispositivos da rede por meios de comunicação, os dispositivos envolvidos são computadores, servidores, impressoras, dispositivos de armazenamento de dados, entre outros. Numa rede um nó é um ponto de ligação, distribuiçã o ou ponto terminal. De forma geral um nó tem a capacidade de processar, reconhecer ou transmitir os dados para outros nós.

As redes trouxeram novas facilidades de processamento de informação, permitem utilizar as potencialidades de diversos equipamentos, assim como as capacidades dos seus utilizadores independentemente da sua localização geográfica. Uma rede local permite o processamento de informação de uma forma mais rápida e económica que anteriormente. É possivel reduzir o dinheiro gasto na aquisição de hardware pois a partilha de periféricos possibilita ter menos e melhores periféricos, desta forma o tempo necessário à gestão e manutenção do sistema também é reduzido. Uma rede bem concebida permite controlar os acessos aos recursos da rede, desta forma é possivel defenir niveis de acesso para os diversos recursos.

As redes podem classificar-se quanto à topologia de organização que apresentam, podendo ter uma topologia em barramento, anel, ou estrela. É ainda possivel caracterizar as redes quanto à distribuição espacial como sendo redes locais vulgarmente designadas de LAN ( Local Area Network ), redes metropolitanas também designadas de MAN ( Metropolitan Area Network ), e por último as redes de grande distribuição geográfica também designadas de WAN ( Wide Area Network ).

Uma rede é também caracterizada pela tecnologia que utiliza na transmissão fisica dos dados, pode utilizar a tecnologia Ethernet, ARCNET, FDDI, Token Ring, etc. Pode ainda caracterizar-se uma rede pelo tipo de dados que transporta (voz, dados, ou ambos), por quem pode utilizar a rede (pública, ou privada), qual a natureza das ligações (telefone, comutação dedicada, sem comutação, ou ligaçõ es virtuais), tipos de ligações fisicas (fibra óptica, cabo coaxial , fio de cobre). Algumas destas caracteristicas serão descritas mais à frente.

 

próximo tema >>>