Caracterização das Redes

As redes podem caracterizar-se quanto à sua dispersão geográfica em três tipos principais que são LAN (Local Area Network) , MAN (Metropolitan Area Network) e WAN (Wide Area Network).

 

LAN

LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e onde estão ligados alguns sistemas numa área geográfica pequena. Normalmente uma LAN está enquadrada num escritório ou numa empresa não dispersa geográficamente. As tecnologias principais que uma LAN pode utilizar são a Ethernet, o Token Ring, o ARCNET e o FDDI ("Fiber Distributed Data Interface").

O FDDI alarga a extensão de uma LAN para uma área geográfica muito maior do a habitual com Ethernet, o que pode trazer um incremento no numero de utilizadores do sistema. Numa LAN Ethernet é normal ter-se somente 4 ou 5 utilizadores, enquanto que numa LAN que utilize FDDI podem existir algumas centenas de utilizadores.

Existe um conjunto de aplicações tipicas que estão no servidor de uma LAN, e permitem aos utilizadores da rede correr as aplicação remotamente. Os utilizadores da LAN podem utilizar diversos serviços desde a impressao até à partilha de ficheiros. O acesso a ficheiros, nomeadamente para leitura e/ou escrita é gerida pelo administrador da LAN. Um servidor de LAN pode também ser configurado como servidor de web, sendo conveniente tomar as devidas precauções.

MAN

MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a á rea abrangida pela WAN. Uma WAN normalmente resulta da interligação de várias LAN numa cidade, formando assim uma rede de maior porte, pode inclusive estar ligada a uma rede WAN. O termo MAN é também usado para referir a ligação de várias redes locais por bridges (este procedimento pode ser denominado de bridging), por vezes este tipo de MAN é referida por campus network. Existem várias cidades que possuem redes metropolitanas de vários tamanhos como Londres, Lodz, Genebra, etc.

 

WAN

WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande á rea geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, devido à sua dimensão, mas podem eventualmente ser privadas e consequentemente alugadas. Duas ou mais redes separadas por uma grande distância e interligadas, são consideradas uma WAN.

 

<<< tema anterior                       próximo tema >>>