TCP/IP - Introdução

O conjunto de protocolos TCP/IP ( Transmission Control Protocol/Internet Protocol ) são o pilar das comunicaçõ es na Internet, como os protocolos TCP e IP são os mais conhecidos, dão desta forma nome ao conjunto. Este conjunto de protocolos foi desenvolvido de forma a permitir a partilha de recursos entre os diversos constituintes de uma rede.

O TCP/IP é um protocolo estruturado por camadas, estando a camada TCP ( Transmission Control Protocol ) acima da camada IP ( Internet Protocol ). A camada TCP gere o envio das mensagens ou ficheiros, necessitando por vezes de dividi-los em vários pacotes de tamanho apropriado, no receptor a aplicação que implementa a camada TCP será a responsável pela sua reconstrução.

A camada IP tem a responsabilidade de fazer chegar o pacote ao endereço IP de destino, o pacote é-lhe entregue pela camada TCP juntamente com o endereço do computador a que se destina. Durante a viagem o pacote passará eventualmente por vários sistemas, onde eventualmente será verificado o endereço do destinatário de forma a rotear o melhor possivel o trajecto.

O TCP/IP usa o modelo cliente/servidor, onde uma aplicação cliente pede um serviço a uma aplicação servidor (a aplicação cliente normalmente encontra-se num computador distinto da aplicação servidor). A comunicação TCP/IP é ponto-a-ponto, o que significa que quando o cliente e servidor estão em computadores distintos as mensagens envolverão apenas esses dois computadores.

 

<<< tema anterior                       próximo tema >>>