Impressão

Com as das folhas do estilo é possível indicar nas páginas HTML pontos de quebra, para que no processo de impressão a mudança de página aconteça num ponto especifico.
(esta especificação das CSS2 apenas é suportada pelo Internet Explorer 4.0 ou superior)

Quebra de Página:

Existem dois comandos a ter em consideração:

O próprio nome dos comados é bastante elucidativo das suas funções. O primeiro faz com que a quebra de página ocorra depois do elemento e o segundo antes do elemento.

Cada comando tem quatro atributos:

Always: indica ao browser que deve proceder á quebra da página sempre no ponto indicado.
Auto: é o atributo de defeito. Indica ao browser que proceda da forma usual (introduz a quebra de página sempre que esta chega ao fim).
Left: esta quebra de página não é suportada por nenhum browser. É usada se a impressora imprimir de ambos os lados de uma página, como um manuscrito. Se o que se pretende imprimir é para ficar do lado esquerdo da página, então seria este o atributo a utilizar.
Right: para uma situação semelhante á anterior, com a diferença de imprimir do lado direito da página.

O Formato:

Um exemplo da aplicação deste tipo de estilo seria:

<STYLE TYPE="text/css">
    H2 {page-break-before: always}
</STYLE>

Esse comando produzirá uma quebra de página da cópia antes de cada H2. Não esquecer que é necessário usar o IE4 (no mínimo) para poder usufruir desta funcionalidade.

Definição de uma quebra de página especifica:

Para uma maior controlo sobre este processo a melhor prática será a criação de classes de quebra de página. Estas classes podem ser criadas para qualquer TAG de HTML, no entanto o mais aconselhado será a criação destas classes para as TAGs <P> ou <br>, assim haverá sempre um espaço em branco entre cada quebra de página. Por exemplo:

<STYLE TYPE="text/css">
    P.QuebraAqui {page-break-before: always}
</STYLE>

No código da página, para activar esta classe bastará:

<P CLASS="QuebraAqui">

 

<<< tema anterior                         próximo tema >>>