3. Eclipse

Para desenvolver programas para este tipo de placas será usado um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) designado de Eclipse pois é compatível com diversos sistemas operativos (Windows, Linux e Mac OSX). Este IDE precisa contudo de ser complementado com outros programas (nomeadamente o IDE oficial das placas Arduino) assim como um plugin para permitir a programação em Python (no caso das placas Raspberry Pi).

O processo de instalação que iremos descrever reporta-se ao caso particular dos PCs presentes nas bancadas do laboratório I008, onde o sistema operativo é o Windows 7. Como já foi contudo referido é possível realizar também esta instalação em Linux ou Mac OSX.

Eclipse

A versão do Eclipse que será usada chama-se eclipseArduino e está costumizada para o uso de placas Arduino. A sua instalação faz-se simplesmente executando o ficheiro eclipseArduinoIDE.exe presente no pacote que pode ser obtido daqui.

De notar a existência de versões mais atualizadas (nightly builds) aqui. Concretamente foi usada a versão win32.2016-04-02_04-20-54.tar.gz face às características dos computadores presentes nas bancadas.

Após a primeira execução do ficheiro é pedida a localização da pasta que conterá os projetos a desenvolver (workspace) que neste caso é a C:\Alunos\EDM\workspace. Pode-se ativar a opção para manter de futuro esta pasta, não voltando a perguntar. São depois feitas instalações adicionais (enquanto se vê a mensagem “Finishing the instalation…“).

Todo o processo de instalação pode ser visto no seguinte vídeo YouTube a partir do minuto 6:20:

De notar que o Eclipse necessita que o Java Runtime Engine esteja instalado no computador. Caso o JRE não esteja instalado pode ser obtido aqui.

Python

O Eclipse será também usado como o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) quando da escrita de programas em Python. O Windows não traz um interpretador de Python pelo que é preciso instalá-lo. Para isso será usada a versão 2.7 de 32 bits para garantir maior compatibilidade com algumas bibliotecas: python-2.7.11.msi que pode ser obtida aqui.

Deveremos aceitar a pasta C:\Python27\ e escolher “Add python.exe to Path” que adiciona à variável Path a pasta do Python (C:\Python27\) e a dos Scripts (C:\Python27\Scripts\).

PyDev

Para que se possa usar a linguagem Python no Eclipse é conveniente instalar o plugin PyDev, fazendo o seguinte:

  • Help > Eclipse Marketplace…
  • Find: pydev > Go
  • Escolher: PyDev – Python IDE for Eclipse 4.5.5 > Install
  • Confirm >
  • I accept the terms of the license agreements > Finish
  • Select: Select: Brainwy Software; PyDev; Brainwy > OK
  • Restart Eclipse

É preciso em seguida configurar o PyDev com o interpretador de Python anteriormente instalado:

  • Ir a Window > Preferences > PyDev > Interpreters > Python Interpreter e clicar New, escolhendo Python27 para o nome e C:\Python27\python.exe para a localização.
  • Selecionar as seguintes pasta para a variável SYSTEM pythonpath:
    C:\Python27\DLLs
    C:\Python27\lib
    C:\Python27\lib\lib-tk
    C:\Python27
    C:\Python27\lib\site-packages
  • OK

Por fim devemos para além da perspetiva Arduino já ativada no Eclipse, ativar também outras duas perspetivas:

  • Window > Perspective > Open Perspective > Other… > PyDev > OK
  • Window > Perspective > Open Perspective > Other… > Remote System Explorer > OK

Biblioteca pigpio

Para se usar os pinos presentes na interface GPIO das placas Raspberry Pi iremos usar a biblioteca pigpio. Essa bilbioteca possui um módulo Python que solicita todas as funcionalidades de controlo desse interface, a um programa (pigpiod) que corre em background na placa.

Para isso será necessário instalar a biblioteca pigpio também no computador. No caso do Windows isso faz-se abrindo uma janela “Linha de Comandos” e executar:
pip install http://abyz.co.uk/rpi/pigpio/pigpio.zip

Isto vai adicionar a biblioteca na pasta C:\Python27\Lib\site-packages.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *