Transportes e Mobilidade

O setor dos transportes assume um papel de relevo na qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para a coesão territorial e social sendo um poderoso motor do desenvolvimento empresarial e económico.

Mobilidade sustentável

A mobilidade de bens e de pessoas que a massificação dos transportes veio permitir, coloca novas oportunidades e desafios com impacto na atração de agentes económicos e de investimentos, mas também na própria saúde dos cidadãos. A implementação de uma mobilidade sustentável é fundamental para o cumprimento das metas da Estratégia Europa 2020, designadamente no que concerne à redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Dado o posicionamento geoestratégico de Portugal, uma rede de transportes eficiente, bem articulada e intermodal é crucial no desígnio nacional de maior internacionalização da economia.

O IC tem desenvolvido atividade de I&D relevante nesta área nomeadamente no desenvolvimento de planos de mobilidade, no estudo de redes viárias como a avaliação e definição de hierarquização viária, estudo de rede de transporte público (rodoviário e ferroviário), desenvolvimento de modelos de transporte e estudo do estacionamento.

Portefólio

Projetos relacionados

IC - Transportes e Mobilidade
IC - Transportes e Mobilidade
IC - Transportes e Mobilidade
IC - Transportes e Mobilidade

Interessado nesta área?

Enviar mensagem