Protocolo de parceria tripartido entre o IC, ICV e IPC

Foi celebrado, na Cidade da Praia em Cabo Verde, no dia 26 de agosto de 2019, um protocolo de parceria tripartido entre o IC – Instituto da Construção da Universidade do Porto, o ICV – Infraestruturas de Cabo Verde e o IPC – Instituto do património Cultural com vista a colaboração na gestão e planificação de intervenções nas infraestruturas e obras, bem como em atividades que visam a formação, transferência de conhecimento e consultoria técnica especializada. A assinatura do protocolo foi feita no final de um workshop sobre reabilitação e reforço de estruturas coorganizado pelas três instituições e ministrado pela Engenheira Esmeralda Paupério e pelos professores da FEUP Nelson Vila Pouca e Xavier Romão

Assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da ICV, (Eng. Carlos Filipe Santos Correia e Silva), pelo Presidente do Conselho de Administração do IPC, (Dr. Hamilton Jair Fernandes) e pelo Presidente do IC (Prof. Dr. Humberto Varum que se fez representar no ato pela Eng.ª Esmeralda Paupério), o acordo de parceria tem a vigência de três anos.

Realça-seque a colaboração do Instituto da Construção iniciou-se ainda antes da assinatura do protocolo, com uma visita preliminar em Junho de 2019 onde foi planeado o apoio técnico para reabilitação do aqueduto Ponte de Canal, na ilha de Santo Antão.O Governo de Cabo Verde vai levar a efeitoa reabilitação desta estrutura classificada como Monumento Nacional, no âmbito no Plano Nacional de Reabilitação de Edifícios Históricos e Religiosos, definido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, financiado no quadro nacional do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA).

O aqueduto Ponte de Canal é uma estrutura hidráulica em alvenaria de pedra com arco central em betão armado construída entre 1956 e 1958 pelas Brigadas Técnicas de Estudos e Trabalhos Hidráulicos (B.T.E.T.H.) sendo o ex-libris da ilha de Santo Antão. Os trabalhos de inspeção e diagnóstico efetuados por técnicos das três instituições e com o apoio do município da Ribeira Grande, incluíram a validação do levantamento geométrico, o levantamento dos danos, a execução de sondagens para validação da constituição material nos pilares, a execução de ensaios in-situ não destrutivos para caraterização da estrutura e a extração de amostras cujos ensaios serão feitos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Cabo Verde.

news

news

ICS — Instituto para a Construção Sustentável - Protocolo de parceria tripartido entre o IC, ICV e IPC

Do you need more information?

View all