AF06-2022

Ano:2022
Local: CAMPUS DA FEUP / ONLINE
Horário: 9:00 - 18:30

Sustentabilidade na Construção de Edifícios (1ª Edição – AF06 – 2022)

Sinopse: A importância do setor da construção em qualquer sociedade é inegável, tanto pelo seu impacto a nível económico, como a nível social e ambiental. É de um enorme significado o investimento que mobiliza, o volume de empregos que gera, o seu contributo para o PIB e a dinamização que cria em indústrias relacionadas. No entanto, o seu impacto ambiental é também muito significativo.
A construção consome cerca de 50% dos recursos naturais consumidos nas atividades humanas e produz cerca de 40% dos resíduos sólidos. O consumo de energia para a construção e depois para a utilização dos edifícios representa também uma parcela muito significativa da totalidade de energia consumida nos países desenvolvidos (cerca de 40%). Assim, torna-se evidente a necessidade urgente de adotar um modelo sustentável para o setor da construção.
Neste curso serão apresentadas as principais preocupações a ter em conta para assegurar a sustentabilidade na construção de edifícios, algumas fontes de informação disponíveis e um quadro comum Europeu para os principais indicadores de sustentabilidade a utilizar.

Programa:

Primeiro dia
MÓDULO 1. Introdução à sustentabilidade na construção de edifícios
09h00 – 10h30 Enquadramento. O processo da construção sustentável. Sustentabilidade nas diversas fases da construção: fase de projeto.
10h30 – 11h00 Pausa para café.
11h00 – 13h00 Fase de projeto; Fase de execução e fim de vida; Fase de utilização; Reabilitação. Métodos de avaliação da sustentabilidade.
MÓDULO 2. Utilização sustentável de recursos
14h30 – 16h30 Consumo de energia. Materiais sustentáveis: Fontes de informação; Durabilidade.
16h30 – 17h00 Pausa para café.
17h00 – 18h30 Construção circular.

Segundo dia
MÓDULO 3. LEVEL(S): Quadro comum da UE para a avaliação da sustentabilidade em edifícios
09h00 – 10h30 Enquadramento. Estrutura do método. Macro-objetivos. Níveis de avaliação do desempenho.
10h30 – 11h00 Pausa para café.
11h00 – 13h00 Indicadores. Manuais e ferramentas disponíveis.
MÓDULO 4. Exemplos de aplicação dos indicadores Level(s) a edifícios
14h30 – 16h30 Parte I.
16h30 – 17h00 Pausa para café.
17h00 – 18h30 Parte II.

Destinatários: Projetistas, Empresas de Construção e Reabilitação, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil.

Formato:
PRESENCIAL E ONLINE

Custo:
350€ (número mínimo de 10 participantes).
Para membros da OE o valor da inscrição tem um desconto de 20%.

Inscrição:
DATA LIMITE: 24 de outubro de 2022
Ficha de inscrição: [download]
Contrato de Formação Profissional (individual): [download]
Contrato de Prestação de Serviços (empresa): [download]

Documentação:
Apresentações em base informática.

Informação complementar:
– As inscrições deverão ser formalizadas através do preenchimento e entrega da Ficha de Inscrição.
– As condições de pagamento do curso encontram-se sob consulta nos serviços.
– A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento.
– O preço de cada curso inclui material didático, documentação de apoio e certificado de formação profissional.
– O pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 7 dias úteis antes da data de início.
– A realização de cada ação de formação fica dependente de um mínimo de 10 inscrições.
– Em caso de desistência, só se procede à devolução de 90% do valor da inscrição quando comunicada por escrito com uma antecedência mínima de 5 dias úteis. Para as anulações ocorridas após esse período de antecedência não se procede à devolução de qualquer importância paga.
– A entidade reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da formação, mediante informação prévia aos candidatos.

Local de realização das ações de formação:
As ações de formação decorrem nas instalações sede do IC – Instituto da Construção e/ou online.

Informações:
Instituto da Construção – IC
Departamento de Engenharia Civil
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n – Edifício G
4200-465 Porto
Email: cursosic@fe.up.pt
Link: www.fe.up.pt/ic

Horário de atendimento:
Segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30.

cursosic@fe.up.pt

Eventos relacionados

ICS — Instituto para a Construção Sustentável - AF06-2022

Precisa de mais informações?

Enviar mensagem