GeQualTec

Apresentação e Enquadramento

O GEQUALTEC é uma unidade de I&D da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na área da Gestão Aplicada à Construção e Tecnologias de Construção de Edifícios. No plano laboratorial dispõe sobretudo das facilidades do Laboratório de Sistemas e Componentes. Faz parte do Departamento de Engenharia Civil e está integrado no CEC – Centro de Estudos da Construção, Unidade de Investigação da FCT.

As actividades levadas a cabo pelo GEQUALTEC procuram agregar o ensino, a investigação, a prestação de serviços e a difusão do conhecimento em torno da Gestão da Construção aplicada à realidade portuguesa e das Tecnologias de Construção de edifícios, sejam elas mais tradicionais ou inovadoras. Um dos aspectos mais fortes do grupo resulta da sua capacidade de olhar os processos duma forma multidisciplinar, integrando duma forma moderna várias áreas de Engenharia e a Arquitectura, tendo presente o contexto real do sector e da indústria.

O GEQUALTEC desenvolve a actividade de investigação enquadrado no CEC e presta serviços de Consultoria científica e técnica predominantemente através do IC – Instituto de Construção, mas também através de protocolos celebrados com a FEUP.

No plano do ensino os docentes que fazem parte do GEQUALTEC asseguram várias disciplinas no Mestrado Integrado de Engenharia Civil da FEUP, recorrendo ao LSC – Laboratório de Sistemas e Componentes para aulas de demonstração Laboratorial, bem como docência em alguns cursos de pós graduação nas suas áreas de especialização. Além dos docentes o GEQUALTEC conta com o contributo de vários investigadores.

Ao nível da difusão de conhecimentos o GEQUALTEC tem promovido vários eventos, destacando-se na actualidade o GESCON e o TECCON, fóruns onde os aspectos associados à Gestão e Tecnologias têm sido discutidos de forma aprofundada e inovadora. Além destas o GEQUALTEC está fortemente empenhado em robustecer e dar visibilidade à revista Cadernos d’Obra, projecto editorial de relevo no interface Engenharia/Arquitectura.