Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

Serviço: Consultoria Avançada
Competência: Construções Civis | Estruturas
Data: 2010

Este trabalho foi realizado na sequência da assinatura de um Protocolo de Cooperação Institucional entre a Santa Casa de Misericórdia do Porto (SCMP) e a Universidade do Porto, através do Laboratório de Física das Construções da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Este trabalho de consultoria teve como principal objetivo o estudo de diagnóstico do edifício da Igreja da Misericórdia e do edifício Sede da Santa Casa da Misericórdia, localizados na Rua das Flores – Porto.

O estudo de diagnóstico construtivo incluiu a avaliação da envolvente e dos elementos de construção mais relevantes, a caracterização das patologias, o desempenho higrotérmico, o desempenho energético e a proposta de metodologia de intervenção. O estudo de diagnóstico estrutural, para além de realizar a identificação dos esquemas estruturais encontrados nos edifícios, pretendeu concluir sobre o estado de conservação global dos seus elementos estruturais. Face ao estado de conservação estrutural identificado, procurou ainda concluir sobre a necessidade e o nível de intervenção estrutural a realizar nos edifícios.