REV@CONSTRUCTION – Digital Construction Revolution

Área: Energia e Ambiente | Gestão e Informação | Materiais e Sustentabilidade | Reabilitação Urbana e Património | Riscos e Segurança
Serviço: Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Competência: Construções Civis | Estruturas | Materiais de Construção
Data: 2020

O REV@CONSTRUCTION é um projeto mobilizador, agregador e inclusivo do setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), que conta com grandes empresas, PME e representantes da comunidade científica para responder aos desafios atuais do setor e aumentar a sua produtividade e competitividade. O projeto propõe uma abordagem transversal a toda a indústria da construção, estando sustentado em pilares fundamentais da Investigação e do Desenvolvimento: uma abordagem metodológica consistente, parceiros com conhecimento técnico-científico reconhecido e complementar, uma gestão e coordenação integradora e uma forte ligação à indústria, capaz de garantir a adequada especificação dos problemas e um desenvolvimento orientado para as necessidades reais. O motor dessa I&D será o desenvolvimento de diversas ferramentas digitais ligadas a aspetos fundamentais da indústria, desde o BIM até ao betão e aos pavimentos, bem como apoiando as análises de ciclo de vida das obras.
Estas ferramentas serão desenvolvidas recorrendo a investigação em áreas digitais de ponta como a realidade aumentada, o blockchain, a sensorização, a IoT, entre outras. Para que esta transformação seja sustentada, irá ser desenvolvida toda uma estrutura transversal ao setor, que tratará de desenvolver, digitalizar e integrar as necessárias bases da indústria, como as bibliotecas de objetos BIM, as bases de dados de custos e a própria plataforma que suportará as ferramentas desenvolvidas no âmbito do REV@CONSTRUCTION e as que o serão no futuro, onde se espera que o setor AEC se mobilize em torno desta Revolução Digital. O sucesso do Projeto será assegurado pela forte ligação existente entre as importantes entidades de I&D que nele participam e os representantes da indústria, entre os quais se encontram, lado a lado, os gigantes da construção nacional e as mais inovadoras PME. O consórcio está certo de que esta iniciativa integradora, transversal e estruturante terá o efeito mobilizador essencial para um dos setores económicos nacionais mais importantes.