Choque Cultural

Quando sentes dificuldade de adaptação a uma nova cultura, ou seja, uma cultura diferente da tua, podes estar perante um choque cultural.
Ainda que possa representar um momento de tensão, onde podem ocorrer reações de intolerância ou discriminação pode também no final levar à assimilação, à convivência e a uma saudável integração.
Como instituição acolhedora de estudantes internacionais, precisamos de ter em mente que todos estão a passar por um processo de adaptação cultural.
Todos.
Também os estudantes nacionais que chegam pela primeira vez a uma instituição de ensino superior, os novos investigadores que chegam a um ambiente diferente, os técnicos que começam a trabalhar numa nova cultura de trabalho…podem enfrentar um choque cultural.
Queremos, por isso, evitar e ajudar a resolver as reações intolerantes e sobretudo promover a saudável integração de todos.
Integrar, assimilar ou aculturar não significa abandonar ou perder a identidade cultural anterior, mas promover a construção de respostas culturais e pessoais que se encaixem no novo ambiente.

O choque cultural pode ser resumido em quatro estágios sequenciais e cíclicos:

Fase da lua-de-mel – período onde as diferenças entre a cultura original e a nova são vistas de um modo romântico, novo, eufórico e até mesmo idealizado. As diferenças são excitantes e interessantes. É comum que te sintas entusiasmado com a viagem, com a novidade, com o desconhecido. Estamos contigo!

Fase da crise – período que pode começar como uma grande crise ou pode surgir como uma série de problemas que se vão acumulando. É comum o sentimento crescente de desânimo, impaciência e frustração. Podes sentir que as pessoas que fazem parte da nova realidade são indiferentes às tuas dificuldades e passas a não gostar dessas pessoas e desse ambiente. Estereótipos são criados ou reforçados. Se persistires neste processo não conseguirás compreender de forma holística o ambiente em que estás inserido e poderás ter vontade de voltar à tua terra natal. Procura rodear-te de pessoas que te possam ajudar a desmistificar esse sentimento. Procura a nossa ajuda!

Frase do ajuste – fase de recuperação e adaptação em que reconheces a tua dificuldade em compreender, aceitar e adaptar à nova cultura. Desenvolves a capacidade de resolver problemas para lidar com a cultura e começas a aceitá-la com uma atitude positiva. O ajuste é lento e requer vários ciclos de crise e adaptação. Dá-te tempo e permite-te experimentar! Nós estamos aqui a apoiar-te.

Fase da aculturação – esta fase é alcançada quando consegues desenvolver uma estabilidade na resolução dos problemas e aprendes a gerir a nova cultura com sucesso. Pode demorar algum tempo. Assim que o processo de aculturação avança, é comum que mudanças substanciais aconteçam contigo. A aculturação não significa abandonar ou perder a tua identidade cultural original, mas sim desenvolver a capacidade pessoal e construtiva para ter respostas culturais e pessoais que se encaixem no novo ambiente. Continuamos contigo!

APOIO PSICOLÓGICO E SOCIAL

IGUALDADE DE GÉNERO E LGBT+

COMBATE À XENOFOBIA

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA