O presente documento descreve o trabalho realizado durante o estágio curricular 2004/2005 na Licenciatura em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O estágio foi realizada na Enabler — Solutions for Retailing, S.A., tendo como cliente a empresa Sonae SGPS mais concretamente a sub-holding Modelo Continente Hipermercados. O objectivo principal deste estágio foi o desenvolvimento de várias funcionalidades na aplicação Retek Merchandising System (RMS). O RMS consiste num sistema de gestão empresarial (ERP - Enterprise Resource Planning), direccionado para a área de retalho.

Esses desenvolvimentos, consistiram na análise do módulo de Promoções de forma a contemplar um novo tipo (Saldo), e na sua implementação, na optimização do módulo Receitas Diversas Deals, e na análise de impacto e implementação da alteração da estrutura mercadológica de um número substancial de artigos.

O estágio foi uma excelente oportunidade de iniciar um primeiro contacto com o mundo empresarial, especialmente, um tão complexo e multifacetado como o negócio do retalho. Em relação ao RMS, e a sua função na MCH, pode-se dizer que traz uma mais-valia a um negócio tão complexo, como o retalho. Devido à sua fácil customização, é um sistema com uma grande capacidade de integrar as necessidades da empresa, neste caso, a MCH.