O trabalho realizado no âmbito deste estágio subdivide-se em duas grandes tarefas: o estudo da tecnologia Enterprise JavaBeans (EJB) e tecnologias que orbitam em torno desta (as lava ServerPages, os Business Components for lava, a Extended Markup Language, etc) e a especificação e implementação de um caso previamente definido, onde se pretende comprovar algumas das propriedades aclamadas pelos reponsáveis pelo desenvolvimento dos EJBs, entre as quais a eficiência, a fiabilidade, a escalabilidade e, principalmente, a reutilização dos componentes.

O caso definido, consiste na implementação de um inovador modelo comercial, denominado compra conjunta. Neste modelo pretende-se, através da aglomeração de compradores, aumentar o poder de negociação destes com o objectivo de fazer descer o preço dos produtos desejados. No que respeita à fase de estudo de tecnologias, começa-se por apresentar a mudança de paradigma sofrido pelos sistemas distribuídos ao longo dos tempos, passando a descrever a tecnologia adoptada (os EJBs, no contexto da plataforma J2EE1) e respectivas alternativas (CORBA e Windows DNA), apresentando os pontos fortes e fracos de cada uma delas. Apresenta-se o problema que se pretende implementar bem como as soluções tecnológicas adoptadas. Utilizando a Unified Modeling Language (UML) e um padrão arquitectónico denominado MVC (Modelo- Vista-Controlador), é especificada e concebida a solução para o referido modelo comercial.

Do trabalho realizado, verifica-se que a plataforma J2EE ainda se encontra num estado de maturação, tomando o mercado dos servidores aplicacionais um pouco confuso e indefinido. A especificação deficiente do modo de implementação de algumas características pretendidas numa plataforma deste tipo, impulsionou por parte dos produtores de servidores aplicacionais a definição de infra-estruturas de componentes "pré-feitos" e altamente configuráveis que permitam o "mapeamento" das entidades de uma base de dados, numa estrutura de objectos, que encapsulem de forma eficiente todas as funcionalidades necessárias à consulta, inserção e actualização de informação residente numa base de dados relacional. A adopção da proposta da Oracle nesta área, os Business Components for lava revelou-se uma escolha acertada já que permitiu o desenvolvimento rápido da solução e a fácil modularização do produto tendo em vista a reutilização.