Este relatório descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, realizado na empresa Inesctel. Durante o estágio foram produzidas e documentadas quatro aplicações distintas, três da quais assentes numa mesma tecnologia recentemente criada, denominada Jini. Todas as aplicações utilizam "applets" implementados na linguagem de programação lava, já que um dos objectivos principais do trabalho realizado era disponibilizá-las na Intranet da empresa, e devido à própria tecnologia Jini ser também implementada nesta linguagem de programação.

A documentação produzida durante o estágio consta de um relatório de análise e concepção e de relatórios de progresso semanais. Apresenta-se de seguida uma breve descrição da funcionalidade de cada uma das aplicações.

A aplicação "Acesso para leitura por JDBC a uma BD Microsoft Access" possibilita a visualização dos dados existentes numa base de dados (BD) Microsoft Access, através de uma página HTML da Intranet do Inesctel. A aplicação acede aos dados utilizando JDBC como interface com a BD.

A aplicação "Acesso para leitura por um serviço Jini/JDBC a uma BD Microsoft Access" tem exactamente a mesma funcionalidade da primeira, sendo porém implementada utilizando outras tecnologias. O acesso aos dados é feito utilizando JDBC, mas também a tecnologia Jini. Esta aplicação serve para confrontar e comparar as duas abordagens ao mesmo problema.

A aplicação "Serviço de autenticação usando JavaSpaces" fornece um serviço onde os seus diversos utilizadores se podem registar e posteriormente confirmar se estão registados. Cada utilizador deverá preencher a sua ID de Utilizador e Palavra-passe, após o que poderá registar-se ou verificar o seu anterior registo.

Por último, a aplicação "Serviço de autorização usando JavaSpaces" permite que utilizadores previamente registados possam modificar permissões de utilizadores em relação a objectos mediante uma autenticação prévia, que facultará ou não o acesso a este serviço.

Do trabalho desenvolvido pode concluir-se que a tecnologia Jini tem grandes potencialidades no que respeita à área de computação distribuída, quaisquer que sejam as aplicações pretendidas. No acesso a bases de dados, possibilita uma maior modularidade e independência do processo de acesso aos dados através da utilização dos conceitos de servidor e cliente, tornando mais seguro esse acesso. Para além disso já se encontra disponível um serviço Jini desenvolvido pela Sun Microsystems e designado JavaSpaces, que para algumas utilizações substitui o conceito de base de dados, tornando a manipulação dos dados bastante mais simples e transparente.