As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) criam novas possibilidades para a transmissão de informação. Os recursos tecnológicos ubíquos potenciam novas estratégias para o registo e troca de informação, facilitando a criação de conhecimento multissensorial e o processo de adaptação da escola à sociedade da informação.

Este trabalho incide no desenvolvimento de interfaces e mecanismos de comunicação, suportados pela conjugação de tecnologias existentes. Foi desenvolvido um sistema que permite a recolha, armazenamento e divulgação de mensagens MMS (Multimedia Messaging Service), referenciando o local geográfico do momento da criação. A apresentação das mensagens utiliza um sistema de representação virtual do globo terrestre, que permite a inclusão de informação.

O objectivo deste trabalho reside na criação de instrumentos que fomentam a comunicação multissensorial de forma ubíqua, procurando formas inovadoras para a partilha de informação. A construção de interfaces para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e a aferição do sucesso da sua utilização foi a base deste trabalho.

Foi efectuada uma reflexão acerca das tecnologias disponíveis e aferida a possibilidade da utilização de ferramentas com a participação de crianças. A definição e construção das interfaces recorreu à realização de workshops com crianças de escolas do Ensino Básico e a técnicas de desenho participativo. Foi implementada uma solução e efectuaram-se refinamentos e avaliações com a participação das crianças em workshops.

A utilização de tecnologias móveis para a comunicação de informação multissensorial, gerada por crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico foi conseguida. O desenvolvimento deste trabalho contribuiu, assim, para a evolução da utilização ubíqua e multissensorial das Tecnologias de Informação e Comunicação em educação.

 
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