No âmbito desta tese foi especificada e prototipada uma arquitectura cujo objectivo é disponibilizar, via Web, serviços de software em regime de pagamento por uso e, deste modo, possibilitar o acesso de utilizadores com poucos recursos financeiros a software de qualidade, sem limitações de carácter geográfico.

Como objectivos fundamentais, definiu-se a integração de componentes de software independentemente da linguagem de programação em que foram implementados e do fabricante que os implementou, a distribuição dos componentes na Web e possibilidade de geração de interfaces dinamicamente, à medida da especificidade do utilizador e independentemente do dispositivo de hardware que este possui.

Por forma a cumprir os requisitos para a arquitectura proposta, foram estudadas tecnologias de distribuição, persistência e relacionadas com a Web, como sejam linguagens de anotação e de guião.

A arquitectura proposta neste trabalho foi especificada utilizando metodologias da Engenharia de Software para permitir a construção de um produto com bons índices de qualidade. A opção de utilizar um modelo de múltiplas camadas facilitou o cumprimento do objectivo enunciado, uma vez que oferece garantias de fiabilidade e de processamento distribuído, possibilitando maior eficiência.

Finalmente foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido, tendo-se concluído que os objectivos traçados inicialmente foram cumpridos e as tecnologias e estratégias utilizadas foram as ideais. Na sequência desta abordagem foram identificadas áreas de trabalho futuro, umas de carácter correctivo sobre o que está feito e outras de carácter perfectivo, por forma a acrescentar novas funcionalidades à arquitectura.

Conlui-se que esta arquitectura poderá ter sucesso, tendo em consideração o contexto de globalização da sociedade de informação e a incapacidade da indústria de software solucionar os problemas relacionados com a criação e manutenção destes produtos, que os tornam de tal modo onerosos que são inacessíveis a um grande número de potenciais utilizadores.