Não é difícil constatar a evolução latente na capacidade de transformar algo existente numa versão carbono, neste caso o livro do Departamento de Engenharia Electrónica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), numa versão digital, transladando a informação de um suporte para o outro. No entanto, resumir-se esta questão a este passo era desaproveitar completamente a tecnologia e ferramentas actualmente colocadas ao nosso dispor pelo mundo da Informática. O consequente passo seria incorporar capacidades Multimédia a essa versão digital, para a tornar mais atractiva aos seus utilizadores, mas, como veremos mais adiante, não é o último passo que pode ser dado.

O problema que deu origem a este Projecto é o seguinte: como construir uma versão digital do livro do DEEC, aproveitando as capacidades Multimédia existentes actualmente e indo mais além criando uma ferramenta que possibilite a sua construção automática, mesmo para um utilizador com fracos conhecimentos informáticos?

O ponto de partida para este Projecto era bastante reduzido para permitir qualquer aproximação à resolução do mesmo: havia uma versão carbono do livro do DEEC, do ano lectivo de 1998/99, assim como uma Base de Dados e um conjunto de ficheiros a partir dos quais o livro tinha sido feito, e o que era pedido era uma ferramenta que, a partir dessa base de dados e conjunto de ficheiros, conseguisse gerar de forma automática um livro em versão digital, com capacidades Multimédia, de acordo com um conjunto de parâmetros definidos pelo utilizador nessa mesma ferramenta.

Convém desde já referir o quão ambicioso este problema era. O campo de criação de produtos Multimédia é relativamente recente e envolve um conjunto de especialidades tão diversas como o design gráfico, captura e/ou tratamento de vídeo e som, isto para além da programação propriamente dita. Para além desta variedade de especialidades diferentes, e devido à importância de que o seu "aspecto" se reveste, é também um campo onde os pormenores (e consequentemente o tempo dedicado à criação de um produto com capacidades Multimédia) têm uma importância fundamental.