A World Wide Web tem, tradicionalmente, fornecido informação e serviços sobre HTML, tendo este vindo a ser o formato de representação por excelência neste meio. Contudo, uma nova geração de serviços tem aparecido na Web. Serviços de informação personalizada e serviços móveis, entre outros, têm vindo a disponibilizar conteúdos de um modo bem aceite pelo público. No entanto, a construção de tais sistemas implica custos elevados de desenvolvimento e manutenção, nomeadamente quando possuem média ou grande dimensão.

É apresentado um meio de permitir o suporte para múltiplas plataformas (PC, PocketPC e WAP) a partir de uma única aplicação web. Para tal, foi projectado e construído um sistema, seguindo uma metodologia de programação literária, que permite o desenvolvimento de aplicações Web separando em camadas aplicacionais diferentes, a representação dos dados e o modo como estes são apresentados. Neste âmbito, foram utilizadas sobretudo, tecnologias ligadas ao XML (eXtensible Markup Language). Entre as tecnologias utilizadas encontram-se o XSL, o WML, o HTML, o SAX, o DOM e o JSP.

A arquitectura do sistema baseia-se na utilização de uma cadeia de filtros SAX que aplica modificações sucessivas aos conteúdos recolhidos sendo algumas destas modificações, transformações XSL. Os conteúdos são obtidos de bases de dados MySQL e convertidos para XML sendo, neste formato, introduzidos na cadeia de filtros SAX. Após todas as modificações os conteúdos estão adaptados ao dispositivo a que se destinam. Deste modo, o sistema desenvolvido tem a capacidade de efectuar a saída para vários formatos de dados, de acordo com as características de cada uma das plataformas suportadas.

Foi efectuada uma análise do sistema pela construção de duas aplicações de teste. Estas baseiam-se em aplicações existentes em funcionamento na Web permitindo, deste modo, a validação das funcionalidades disponibilizadas pelo sistema e a detecção de aspectos que podem ser melhorados em desenvolvimentos futuros.