O GENESYs é um projecto desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Redes, Unidade de Automação de Sistemas de Energia da EFACEC, em parceria coma EDP (Energias de Portugal), que visa a implementação de um sistema SCADA/DMS (Supervisory Control and Data Acquisition / Distribution Management System) que controle a rede eléctrica nacional.

Alguns sistemas SCADA, têm um alto grau de complexidade, quer na sua instalação quer na sua manutenção, havendo necessidade de ter pessoal especializado nessas funções. A disponibilização destes sistemas na Web, traz como vantagens o acesso ilimitado através de um navegador Web e a necessidade de instalação e configuração só nos servidores do sistema. Um dos módulos mais críticos na disponibilização do GENESys na Web é a visualização de sinópticos. Para isso, é necessário encontrar uma tecnologia que garanta uma interacção, usabilidade e desempenho semelhante à actual.

Scalable Vector Graphics é uma linguagem em formato XML que descreve gráficos de duas dimensões. Os SVG podem integrar objectos como formas vectoriais, transparências, filtros, imagens e texto. Estes também podem ser interactivos e dinâmicos, características essas que permitem a definição de animações que poderão ser despoletadas através de declarações embebidas nos SVG ou atravésde scripting.

O objectivo deste estágio é verificar se a tecnologia SVG cobre todos os requisitos para a visualização de sinópticos na Web. Pretende-se que a representação do sinóptico em SVG, permita interagir com o sistema GENESYS.

O estudo da tecnologia SVG, mostrou que esta poderá ser usada para visualizar sinópticos e actualizá-los dinamicamente com a recepção de informação dos sistemas SCADA/DMS. Para além disso, verificou-se que as capacidades interactivas dos SVGs permitem enviar comandos e consequentemente actuar sobreo sistema.

Na outra face da "moeda" está a performance. Os testes de performance efectuados provaram que é preciso optimizar o processo de actualização dos sinópticos, pois este mostrou ser ineficiente tendo em conta o volume de informação que um sistema SCADA/DMS transmite do sistemas que controla (neste caso, das redes eléctricas).