O objectivo do estágio é desenvolver um sistema que permita a visualização de informação geográfica em dispositivos móveis, nomeadamente telemóveis e PDAs. A informação geográfica está representada no formato Geography Markup Language (GML) e localizada num servidor. Uma vez que se pretende que o sistema seja multi-plataforma, deverá ser usada a tecnologia Java.

O objectivo deste estágio deve ser encarado numa perspectiva de prova de conceito. Quer isto dizer que a finalidade do projecto é demonstrar que é possível implementar um sistema que cumpra os requisitos apresentados. Por outro lado, pretende-se também compreender as limitações do sistema no contexto das tecnologias actualmente em uso e perceber de que forma tecnologias futuras poderão ser usadas para as ultrapassar.

O trabalho desenvolvido no âmbito deste projecto consistiu em duas fases distintas. Primeiro foi desenvolvido um sistema, em que a informação geográfica se encontrava num servidor em ficheiros GML, que correspondeu ao objectivo traçado no início do projecto. Numa segunda fase, e uma vez que o objectivo primário havia sido atingido, foi desenvolvido um sistema que consistiu na integração do anterior com um Web Feature Server (WFS), que fornecia os dados geográficos.

O sistema foi desenvolvido usando uma arquitectura cliente/servidor tendo por base a tecnologia Java. No caso do cliente, a tecnologia Java usada foi o J2ME (Java 2 Micro Edition). No primeiro protótipo m-GIS a informação geográfica encontrava-se armazenada em ficheiros GML, sendo transformada (usando Extensible Stylesheet Language Transformations --- XSLT) em Scalable Vector Graphics (SVG), em tempo de execução, e enviada para o cliente. No segundo, a informação geográfica em formato GML era servida por um WFS, sendo transformada em SVG e enviada ao cliente. Os pedidos ao servidor, em ambos os casos, são feitos através de HTTP. Para se poder visualizar documentos SVG no cliente foi necessário implementar um interpretador de SVG parser de SVG) e um visualizador de SVG.

O objectivo principal deste projecto era obter uma resposta à pergunta: ``será viável desenvolver um sistema móvel de visualização de informação geográfica recorrendo a normas e formatos abertos''? Os resultados obtidos indicam que sim, mas as severas limitações de recursos e de poder de processamento nos dispositivos alvo, impuseram também limitações ao sistema desenvolvido: limitações ao nível da quantidade de informação que pode ser visualizada pelo utilizador, limitações ao nível da velocidade com que a informação é processada pelo cliente e limitações gráficas dos mapas gerados.