A evolução e as tendências mundiais impõem novos ritmos e obrigam a novas formas de marketing. O Marketing de Massas foi substituído pelo Marketing Segmentado que, por sua vez, foi substituído pelo Marketing Individualizado e pelo Relationship Marketing, que se baseiam na selecção de clientes e na sua fidelização através de um atendimento/relacionamento personalizado.

Também no Design foram surgindo projectos que promovem a personalização dos objectos, seguindo assim as orientações do Marketing e as necessidades dos consumidores. Estes mostram-se cada vez mais exigentes e inclinados a exprimirem-se publicamente.

A inovação tecnológica e a necessidade de aproximação entre as marcas e os consumidores têm levado várias campanhas publicitárias a integrar interacção e personalização.

Cada vez mais centrado em si mesmo e nas suas necessidades, o ser humano quer personalização, individualização, participação. Neste contexto, surgiu o projecto de um sistema de publicidade urbano que conjuga inputs do espectador no local ou à distância e disponibiliza conteúdos multimédia patrocinados a quem assiste ao evento.

A participação de vários utilizadores, a interacção existente e a possibilidade de transmitir e partilhar conteúdos com outros, confere ao projecto uma dimensão de convivência e de proximidade que agrada e traz vantagens tanto a patrocinadores como a utilizadores.

O estudo realizado dividiu-se em três fases, comportando a pesquisa de campanhas/eventos interactivos, o desenho do sistema (do ponto de vista de arquitectura tecnológica e de interface com o utilizador) e a avaliação da disposição dos consumidores para participar em campanhas semelhantes. Este trabalho relaciona saberes distintos mas indissociáveis, como a Engenharia, o Design e o Marketing e resultou num projecto complexo e desafiador.

 
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