Esta dissertação descreve a implementação de um sistema de informação distribuído, usando a tecnologia da replicação de informação disponibilizada pelo pacote de software SQL Server 6.5, produzido pela empresa americana Microsoft.

Globalmente, o sistema de informação é composto por um sistema centralizado e por uma rede de quiosques com capacidades multimédia, colocados em pontos estratégicos de acesso público. A informação é introduzida e mantida no sistema central e, por replicação, é distribuída para cada quiosque da rede.

A informação que circula no sistema enquadra-se na área do imobiliário. Podem ser imóveis de vários tipos, para venda ou aluguer, pertencentes ou não a um empreendimento, em construção, podem ser imóveis novos ou usados. A escolha da área do imobiliário, por um lado serviu para satisfazer um conjunto de requisitos de um projecto real, por outro lado, serviu para o caso de estudo desta dissertação. O estudo aqui realizado poderia aplicar-se a outro tipo de informação, pertencente a outra actividade, como por exemplo, um sistema de informação de vendas ou aluguer para o ramo automóvel.

Esta dissertação constitui um contributo ao estudo, projecto e criação de um sistema de software que faz a propagação de informação e aplicações para quiosques multimédia. O objectivo principal nesta dissertação foi avaliar a tecnologia de replicação que o referido pacote de software disponibiliza. Em cada quiosque, correm aplicações bastante "amigáveis" na sua utilização, que permitem a visualização da informação dos imóveis, nomeadamente imagens e descrições textuais auxiliares, com acompanhamento áudio. Caso o utilizador mostre interesse num determinado imóvel, pode deixar os seus dados para posterior contacto. A informação dos contactos introduzida nos quiosques, e usando a mesma tecnologia de replicação, é propagada até ao sistema central. Embora a replicação tenha a sua funcionalidade orientada apenas a um sentido, foi possível fazer circular informação nos dois sentidos: no sentido sistema central quiosques (para imóveis) e no sentido quiosques sistema central (para contactos).

A análise efectuada à implementação da replicação no SQL Server, mostra que esta tecnologia não proporcionou bons resultados, num sistema com elevado número de quiosques em rede. A implementação da replicação apresentou problemas de escalabilidade para um número superior a cerca de cinquenta quiosques. O problema de escalabilidade foi identificado, sendo apresentada uma alternativa de como deveria ter sido implementado, para o evitar. Este problema foi ultrapassado na prática, através da introdução de equipamento adicional, com o consequente aumento de custos e complexidade de manutenção.