As aplicações SCADA foram, por diversos motivos e desde o seu aparecimento, uma área especial da engenharia de software. Por um lado, são normalmente aplicações volumosas e complexas em termos funcionais, por outro, obedecem tipicamente a requisitos muito apertados de desempenho e de fiabilidade. São também, tradicionalmente, aplicações "fechadas" e pouco interoperáveis, sendo que, cada fabricante apresenta normalmente o espectro completo de aplicações que compõem um sistema SCADA.

Por estas razões, é uma área com alguma inércia à mudança, nomeadamente à grande revolução que a Web está a operar no modo de interagir com o software em geral e de o fazer em particular.

Nesta tese propõe-se uma abordagem diferente para a construção de aplicações SCADA introduzindo alguns conceitos relacionados com as tecnologias Web e mais especificamente com os serviços Web como meio de transporte na comunicação entre aplicações. Procura, desta forma, ganhar-se em termos de interoperabilidade, portabilidade e versatilidade na localização geográfica dos utilizadores, mas tentando manter-se os requisitos apertados que condicionam esta área.

Recorrendo a um paradigma de computação distribuída baseada em componentes, numa lógica de publicação e subscrição, desenvolveu-se um framework indicado para a construção de aplicações SOADA. São fornecidas duas alternativas para o transporte de eventos entre componentes, uma baseada numa tecnologia típica de middleware (RMI) e outra baseada em serviços Web (SOAP).

Com base nessa arquitectura constrói-se um ambiente de exploração, com vista a avaliar o desempenho da solução Web, quer por comparação com a de referência, quer por comparação com os requisitos definidos no contexto SOADA.

Os resultados obtidos são satisfatórios, demonstrando, por um lado, que o desempenho de ambas as soluções não é, no essencial, muito diferente e por outro, que os requisitos SCADA em geral e os de latência e largura de banda em particular , são cumpridos com a solução Web.

Demonstra-se, assim, a possibilidade tecnológica de gozar de vantagens das tecnologias Web em sistemas SCADA.