Há muito tempo que as empresas entenderam a necessidade de informatizar o seu negócio, com o intuito de agilizar os processos a ele inerentes e consequentemente prestar um serviço de maior qualidade. Durante muito tempo, as diversas aplicações de uma determinada empresa funcionaram de forma isolada. Disponibilizar informação para o exterior era impensável. A globalização, as pressões dos parceiros de negócio e a forte expansão do comércio electrónico vieram alterar as mentalidades. Hoje em dia, uma visão integrada do negócio dos parceiros estratégicos é fundamental e inevitável — A integração de software torna-se uma necessidade para os mercados contemporâneas.

A Engenharia de Software tem investido imensos esforços nesse sentido. No entanto, actualmente ainda não existe uma metodologia sistemática que possa ser aplicada para solucionar qualquer problema de integração. A integração de software é um problema complexo que tem de ser analisado caso a caso. Solucionar o problema de integração de mediadores com companhias de seguros na empresa I2S é o grande desafio do trabalho reportado nesta dissertação, propondo para esse efeito uma arquitectura de integração. A definição dessa arquitectura envolve uma análise cuidadosa do que pretende ser o processo de integração, estabelecendo os aspectos que devem ser considerados para alcançar um grau de integração satisfatório.

São destacadas duas possíveis arquitecturas como candidatas a solução — Ligações ponto-a-ponto baseadas em web services e arquitectura em bus providenciada pela tecnologia Enterprise Service Bus. De seguida são avaliadas separadamente as duas alternativas e as tecnologias a elas inerentes, através de casos de estudo e provas de conceito. Finalmente, são comparadas as duas soluções, evidenciando as vantagens e pontos fracos de cada uma com base nos aspectos julgados relevantes para a tomada de decisão.

Para concluir, faz-se primeiramente uma síntese do trabalho efectuado ao longo deste projecto, apreciando a satisfação dos objectivos. De seguida, são feitas as considerações finais acerca da integração de software e finalmente perspectivam-se os trabalhos que decorrerão futuramente.

 
Topo