Este relatório descreve o Projecto de Estágio, desenvolvido na Divisão de Desenvolvimento da Unidade de Automação de Sistemas de Energia, da EFACEC Sistemas de Electrónica, S.A.

O Projecto consistiu na interligação das funcionalidades de duas ferramentas de Groupware, orientadas ao desenvolvimento de projectos de sistemas de automação. As duas ferramentas existentes - Mantis e Timecard/Web - fazem, respectivamente, a gestão de erros detectados em sistemas e a gestão de tempos de trabalho em projectos. Estão desenvolvidas em tecnologias diferentes e não têm qualquer tipo de interligação. Como tal, surgiu a necessidade de fazer com que colaborem, tornando a sua utilização mais produtiva.

Para atingir a interligação das duas aplicações, surgiram à partida três cenários: a junção das suas bases de dados, o desenvolvimento a partir de uma das aplicações e a construção de início de uma nova aplicação, englobando todas as funcionalidade existentes. Foi escolhido o terceiro cenário, devido à falta de documentação e à oportunidade que representava a definição de uma arquitectura mais orientada às necessidades da empresa.

Os requisitos desta nova aplicação subdividiram-se em cinco módulos principais: Projecto, Bug, Timecard, Obra e Agenda. Para cada um destes módulos, foram estabelecidas diversas prioridades de requisitos. A implementação dos requisitos estruturais ficou definida como sendo do âmbito do Projecto de Estágio. Para além destes módulos, existe um requisito muito importante, que é a comunicação bidireccional com uma ferramenta proprietária de gestão de projectos - Microsoft Project.

Em termos tecnológicos, optou-se pela utilização de linguagens para ambientes Web e opensource, no intuito de aproveitar o fácil acesso a este tipo de aplicações e reduzir os custos de licenciamento. Em relação ao desenho da aplicação, houve o cuidado de criar uma estrutura modular e expansível e em usar um processo de desenvolvimento no âmbito da Engenharia de Software, com uma notação UML.

Aliando o cumprimento de todos os requisitos propostos ao sucesso da integração na empresa, é possível concluir que o estágio foi bem sucedido. Em termos futuros, pretende-se implementar os requisitos que ficaram fora do âmbito do estágio, fazer um inquérito aos utilizadores da aplicação, em termos funcionais e de ergonomia e fazer uma ligação a um sistema de gestão documental, de forma a que a aplicação se torne cada vez mais abrangente.