A informatização das várias unidades de saúde, a melhoria da qualidade do serviço e a rapidez no atendimento aos utentes estão na ordem do dia. Aliando esta tendência a um descontentamento geral que se tem sentido relativamente ao tempo de espera para cirurgia, surge o projecto apresentado neste relatório que visa minorar esse problema, agilizando os processos de interacção com a entidade que controla a Lista de Inscritos em Cirurgia: o SIGIC. O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia foi criado pelo Ministério da Saúde para poder abarcar o problema na sua globalidade, de forma contínua e permanente, caminhando progressivamente para a sua resolução. Porém, o SIGIC não interage com o ALERT ORIS, o programa de gestão do bloco operatório desenvolvido pela Alert Life Sciences Computing, S.A., o que diminui significativamente a rapidez das decisões dos profissionais de saúde num processo já de si demorado, surgindo assim a motivação para este projecto.

Os objectivos do projecto focaram-se principalmente no levantamento das alterações que era necessário fazer ao ALERT ORIS para este oferecer as funcionalidades básicas de gestão da lista de inscritos em cirurgia. Para isso, foi também necessário proceder quer a uma análise funcional detalhada dos vários processos do SIGIC, de forma a garantir a correcta aplicação das suas regras, quer à especificação de uma interface para trocar a informação necessária entre ambos os sistemas. Para completar a análise, foi também objectivo elaborar um modelo de dados e um protótipo não funcional.

Como o grande foco do projecto foi o processo de levantamento de requisitos, foram usadas várias técnicas de Engenharia de Requisitos (como as entrevistas, workshops, brainstorming, cenários e prototipagem) que se revelaram bastante eficazes no levantamento da informação necessária.

Os resultados cumpriram as expectativas iniciais, tendo sido criada uma base de conhecimento sólida muito importante para a empresa, com a possibilidade de facilmente crescer e se dividir em projectos paralelos, o que já acontece.

 
Topo