o título deste projecto é "FrameWork Aplicacional para o Domínio da Informação Urbana" e foi realizado no INESC - Porto na USIC (Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação).

Este projecto integra-se num dos casos de sucesso do Inesc designado por SIMAT (Sistemas de Informação Municipais - Aplicações Técnicas) que é um projecto que pretende estabelecer uma plataforma de aplicações SIG (Sistema de Informação Geográfica) comuns a vários municípios da região Norte.

Os objectivos do projecto SIMAT são a concepção, o desenvolvimento e teste de um conjunto de aplicações em tecnologia SIG para áreas relevantes da administração municipal e regional, e também a disseminação dos resultados por Autarquias e Empresas, divulgação pública via INTERNET e formação de recursos humanos. O SIMAT veio contribuir para o preenchimento de uma lacuna de mercado reconhecidamente existente, à data do seu início em 1997, na área das aplicações SIG integradas nos sistemas de informação municipais. Devido aos elevados investimentos necessários bem como às dificuldades tecnológicas inerentes colocados aos municípios e empresas, os produtos desenvolvidos tomavam-se apenas soluções pontuais e concebidas à medida, sem a abrangência das aplicações SIG desenvolvidas a partir de então pelo projecto SIMAT. Em torno do projecto SIMAT foi possível reunir os meios financeiros, humanos e tecnológicos necessários para garantir o aparecimento a curto prazo de um leque de aplicações SIG.

Este projecto integra-se então na área dos Sistemas de Informação Geográfica Municipais visando como o próprio título indica, a Informação Urbana.