Imagine-se um dispositivo Bluetooth a ser localizado, apelidado de Rover, com nenhum ou muito pouco software específico, dentro de uma área aonde esta instalada uma grelha de vários outros dispositivos de Bluetooth, apelidados de Beacons. Os Beacons são estacionários, é conhecida a sua localização, e estão ligados a um computador central. O Rover é transportado por uma pessoa e, por isso, assume-se que tem liberdade total de movimentos. O objectivo deste estagio era construir uma plataforma que dotasse a grelha de Beacons com a capacidade de localizar o Rover quando este se encontrasse dentro da grelha.

Foram estudados os mecanismos de localização, a tecnologia Bluetooth e as possibilidades que esta tecnologia tem para ser usada como base de um sistema de localização. Chegou-se à conclusão que terá que ser usado um mecanismo de trilateração com base numa medida proprietária dos dispositivos da Cambridge Silicon Radio, chamada RSSI ACL, que indica a força de sinal com que um dispositivo comunica com outro. Chegou-se à conclusão que a medição do RSSI ACL entre um par de dispositivos não é suficiente. Elabora-se um método com base em observações empíricas para ultrapassar esta limitação. É desenhado e implementado um protótipo.

Chega-se à conclusão que o método elaborado não produz resultados satisfatórios por desconsiderar algumas características da medida RSSI ACL. É proposta uma alternativa que se baseia em regressões exponenciais calculadas durante a execução.

 
Topo