Nos dias de hoje, as comunicações móveis conquistaram definitivamente a adesão dos consumidores. Toda a dinâmica desse mercado estimulou e foi estimulada pela criação de novos serviços, nomeadamente serviços "premium" ou de valor acrescentado. Esses serviços são prestados através de instrumentos de comunicação como chamadas de voz, mensagens ou WAP, oferecendo um acréscimo de valor em relação à sua utilização tradicional — serviços noticiosos, alertas desportivos, o pedido de logos e ringtones, televotação, download de jogos, questionários ou passatempos, são alguns exemplos. As MMS (Multimedia Messaging Service) ainda não conquistaram, aqui, um lugar de destaque.

Os serviços "premium" são proporcionados por determinadas entidades e, para que cheguem ao consumidor, é necessário acesso à rede móvel. Esse acesso pode ser relativamente complexo, pelo que surgem as chamadas gateways de messaging. Estas gateways estabelecem-se como intermediárias entre os fornecedores de serviços e a rede móvel, proporcionando aos primeiros um acesso fácil e independente dos protocolos de comunicação.

Neste contexto, a Shortcut posicionou-se como fornecedor de acesso à rede móvel, desenvolvendo a Messaging Factory. A Messaging Factory é uma solução constituída por uma gateway que apenas suportava SMS. Com a crescente utilização dos serviços móveis, surgiu a ideia de explorar também a vertente multimédia, dotando a gateway de capacidades para lidar com MMS — é esta a temática do projecto MMS Handler. O MMS Handler consiste, assim, no desenvolvimento de componentes para proporcionar à Messaging Factory suporte a mensagens multimédia.

Este documento destina-se a ilustrar os principais aspectos do desenvolvimento do projecto MMS Handler, realizado no âmbito do Estágio Curricular do ano final da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP.

Apresenta o contexto em que a Messaging Factory se insere, referindo as principais tecnologias a nível do mobile messaging, com ênfase no Multimedia Messaging Service. Menciona ainda algumas aplicações e trabalhos relacionados.

Após uma visão sobre o estado da arte, é abordada a especificação do MMS Handler, tendo em conta a sua inserção num projecto de maiores dimensões. Os principais detalhes de implementação são também referidos. É ainda dedicado um capítulo à exploração das capacidades MMS, concretizada através de uma aplicação de teste designada FunLove.

Por fim, são tecidas algumas conclusões finais que incidem sobre a avaliação dos resultados obtidos no estágio, aludindo também a possíveis melhoramentos e trabalhos futuros.

Este documento procura, então, abordar todas as temáticas principais em torno do projecto MMS Handler, tendo em vista, não só expôr todo o trabalho desenvolvido, mas também constituir referência futura para trabalhos semelhantes ou inseridos na mesma área.

 
Topo