Pesquisas em torno da memória humana demonstram que experiências multissensoriais podem melhorar as percepções e facilitar o processo de acesso à memória, resultando num reconhecimento superior comparativamente com exposição unissensorial.

O modelo tradicional de aprendizagem não tem normalmente em atenção a importância da informação multissensorial, sendo os conhecimentos transmitidos recorrendo sobretudo a dois sentidos: visão e audição. Mais, o professor é a figura central deste modelo e controla a interacção que os alunos possam ter consigo, entre si e com o ambiente envolvente, limitando a interacção e a colaboração. Diversas pesquisas mostram consistentemente que o modelo interactivo-colaborativo, comparativamente com o modelo tradicional, melhora a aprendizagem e produz melhores resultados individuais. Ao encorajar os alunos a interagirem e entreajudarem-se, um ambiente que de outro modo seria competitivo transforma-se num ambiente cooperativo e colaborativo.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm cada vez mais um papel a desempenhar no ensino, potenciando a obtenção de melhores resultados individuais e académicos. O presente trabalho, com base no projecto SchoolSenses@Internet, pretende criar uma plataforma de suporte à criação de informação multissensorial georreferenciada, que permita incorporar no Ensino Básico os benefícios identificados pelos estudos realizados, sempre com uma abordagem lúdica.

A solução proposta, baseada numa arquitectura orientada aos serviços (SOA), foi projectada de forma a que seja possível a sua utilização sem custos associados, que seja independente da plataforma e utilizável em qualquer lugar: mesmo onde não há cobertura de rede. Assim, mesmo escolas que disponham de recursos mais limitados poderão adoptar a plataforma apresentada, principalmente porque podem ser utilizados os computadores dos próprios alunos: os computadores Magalhães.

Para colocar à prova a plataforma proposta foram realizadas duas actividades numa escola do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico, em que alunos do 5º ano puderam testar todas as funcionalidades do sistema: desde a criação de informação multissensorial georreferenciada até à exploração desses mesmos conteúdos no Google Earth.

Conclui-se com a realização deste trabalho que é possível desenvolver uma solução que não tenha quaisquer custos de utilização associados e que seja usável em qualquer local, com ou sem cobertura de rede de um operador. A impossibilidade de aquisição de sensores com módulos GPS e WLAN, pode implicar o desenvolvimento de soluções específicas para cada sensor diferente, dificultando a implementação de uma solução global.

Futuramente, quando as tecnologias o permitirem, poderá ser criada uma aplicação integrada que permita criar conteúdos multimédia no seio da aplicação e que obtenha automaticamente os dados geoposicionais. Desta forma não será necessário instalar software adicional e poderá ser oferecida uma interface uniforme.

 
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