Analisando os objectivos de qualquer empresa, existe um que se mantém constante e que é uma verdade incontornável: a empresa destina-se a gerar riqueza - regra número um de qualquer entidade empresarial. Falando em riqueza numa empresa, é impossível não falar de preços. A forma de calcular os preços (pricing) exige-se exacta e infalível.

O projecto Prince da SICG, no qual este projecto se insere, surgiu dessa necessidade. Considerando a relevância dos preços para uma empresa, num mercado tão competitivo como o dos derivados de madeira, é compreensível que seja um assunto melindroso para a Sonae Indústria. Desde a análise de preços concorrentes, custos de produção, lucro, etc., até à confiança nas pessoas responsáveis pelas vendas, simplificação e agilização do processo e transferência da manutenção para utilizadores finais, tudo tem desenvolvimento previsto no projecto Prince. O projecto está a ser desenvolvido em SAP, que, em conjunto com SOlC suporta todo o negócio da Sonae Indústria. A duração do mesmo é de seis meses, com início a 10 de Março e término a 10 de Setembro.

Numa fase inicial do estágio foi necessário assimilar formação intensiva para servir de introdução ao SAP, assim como ao negócio da Sonae Indústria. De seguida, iniciou-se a compreensão e o enquadramento do projecto na empresa. Após a realização de algumas tarefas de treino, foram apresentados a estrutura e os objectivos concretos do projecto, para de seguida começar o desenvolvimento do projecto e alcançar os objectivos definidos. O projecto encontra-se em fase embrionária, contando apenas com o protótipo inicial.

Ainda que não seja verdadeiramente protótipo dá uma ideia de como será um processo de vendas no final do projecto, permitindo retirar ilações importantes. Com o fim do projecto agendado para inícios de Setembro, apenas uma conjectura foi apresentada no final do relatório no capítulo para as conclusões. Esta foi porém, fundada em aconselhamento profissional de responsáveis, e em testes realizados nas funcionalidades desenvolvidas (protótipo).

A maioria dos objectivos foi atingida, e o desenvolvimento encontra-se dentro do prazo estabelecido, tendo sido adquirido um valioso conhecimento na área dos ERP, nomeadamente do SAP, assim como do negócio da Sonae Indústria. A nível de desempenho, conclui-se que a nova estratégia de preços será mais flexível e intuitiva, acrescentará confiança no sistema e permite atribuir a manutenção dos preços directamente aos utilizadores finais.