Sistemas SCADA são sistemas amplamente divulgados na indústria para a supervisão, controlo e aquisição de informação de processos industriais. Estes sistemas garantem a operação dos processos pela disponibilização de interfaces gráficos ricos e muito interactivos, acessíveis apenas aos operadores residentes num centro de comando.

A tendência crescente de integração destes sistemas com outro tipo de sistemas de informação empresarial, tem visado a obtenção de sistemas mais interoperantes e menos dependentes de equipas de manutenção separadas, permitindo a redução gradualdual de custos, e a obtenção de ambientes de operação mais completos que tendem a ultrapassar os limites do centro de comando.

o alargamento dos sistemas SCADA à Web aparece, assim, como um meio interessante de disponibilização de funcionalidades a um leque mais abrangente de intervenientes, por via de um meio comum e presente em qualquer lugar: o navegador. Contudo, o elevado grau de dinamismo e interactividade próprias das aplicações SCADA são características pouco comuns ao tipo de interfaces Web normalmente utilizados, sendo por isso imperativo o estudo de mecanismos que possibilitem uma tal implementação.

Neste trabalho apresenta-se uma abordagem para a disponibilização de interfaces SCADA na Web, baseada na utilização de componentes gráficos Java especializados, passíveis de serem integrados em applets para execução local num navegador.

A execução do trabalho consistiu na definição de uma arquitectura de componentes colaborantes baseada no princípio de publicação e subscrição de tópicos para a troca de informação, e na disponibilização de uma biblioteca de funcionalidades SCADA, com o intuito de permitir o rápido desenvolvimento daqueles componentes gráficos especializados. O elemento fundamental desta biblioteca é um componente especializado para a visualização de diagramas sinópticos. A arquitectura de componentes materializou-se na implementação de um framework de componentes.

Os testes realizados permitiram validar o sucesso da abordagem proposta, bem como a utilidade das ferramentas desenvolvidas.