Este documento apresenta um estudo do uso de assistentes digitais pessoais em actividades da Novabase Porto num Estágio Curricular.

São avaliadas as ofertas disponíveis no mercado, deste tipo de produtos, e seleccionado um assistente digital para suportar o estudo.

O uso do assistente digital pessoal em diversos cenários diferentes é então apresentado. São estudados cenários de uso de assistentes digitais em produtos desenvolvidos pela Novabase Porto, em processos internos da Novabase Porto, bem como o cenário da produção de software para venda pela Internet. Para cada um dos cenários é avaliada a viabilidade ou não do uso de assistentes digitais pessoais.

A avaliação global, dos vários cenários de uso de assistentes digitais estudados, é positiva. As características actuais dos assistentes digitais, tornam-nos capazes de sustentar facilmente componentes de sistemas de informação. O seu uso é viável em todas as situações apresentadas, sendo por vezes indiscutivelmente vantajoso, do ponto de vista do valor acrescentado ao sistema em que se insere.

Paralelamente à avaliação do uso de computadores pessoais, este relatório documenta o processo formativo que é parte do objectivo do estágio.

Como resultado deste processo formativo, foi possível aprender vários conceitos de programação do assistente digital pessoal escolhido o PalmPilot da 3Com, desde os mais básicos, necessários para a criação de aplicações comuns, aos mais avançados, como a modificação ou extensão do sistema operativo.