Este relatório documenta o estágio realizado na empresa ParadigmaXis, S.A., para a disciplina de Estágio Curricular da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação. O projecto tem como tema "Sistema de Apoio µa Execução, Auditoria e Decisão do Projecto Porto Digital" e como o próprio tema indica, enquadra-se no âmbito do Projecto Porto Digital.

O Projecto Porto Digital é o resultado da candidatura da cidade do Porto ao pro- jecto governamental "Portugal Digital" e tem como objectivo fomentar o desenvolvimento e utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na cidade do Porto. Com a aprovação do Projecto Porto Digital no âmbito do projecto "Portugal Digital" ficou garantida a comparticipação de 75% das despesas apresentadas pelos participantes no projecto. 50% da despesa será reembolsada pelo FEDER3 e 25% pelo OE4, ambas através do POS C5. Contudo, todo o processo de apresentação, comprovação e pagamento dos pedidos de reembolso tem sido bastante lento noutros projectos no âmbito do projecto "Portugal Digital". Constata-se que este atraso tem criado problemas financeiros graves e que, caso se verifiquem no Projecto Porto Digital, este facto colocará em causa o cumprimento dos ambiciosos objectivos propostos.

Até a data, o processamento dos pedidos de reembolso era processado através do envio de folhas de Excel onde se verificavam altas taxas de erros na introdução dos dados. Para melhorar a eficiência foi proposto um sistema que possibilite a diminuição de erros na introdução dos dados e permita diminuir o número de iterações até à aprovação do pedido de reembolso.

Para base tecnológica foi escolhido o C++ como linguagem de desenvolvimento, o XML como repositório de dados e a biblioteca Qt para desenho da interface gráfica da aplicação. Para desenvolvimento da aplicação foi utilizada a ferramenta QtDesigner disponibilizada pela Trolltech. Devido à utilização de XML e ao seu carácter legível usou-se o algoritmo Blowfish para encriptação dos dados tornados persistentes no sistema de ficheiros. Caso contrário qualquer utilizador da máquina poderia alterar a informação dos ficheiros.

Devido ao atraso no arranque do Projecto Porto Digital a implementação encontra-se com algum atraso. Contudo, foi já possível verificar que as propostas tecnológicas e arquitectónicas são adequadas ao problema apresentado. Neste momento apenas é necessário o desenvolvimento de mais algumas funcionalidades e terminar os mecanismos de segurança de persistência e comunicação de dados.

Apesar das dificuldades naturais do primeiro contacto com o mundo de trabalho, o contacto com profissionais experientes e os conhecimentos adquiridos fazem desta experiência um importante complemento à formação recebida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.