Mestrado em Inteligência Artificial e Computação

Plano das aulas

Número Datas Assunto Comentário

23/Fevereiro/2001

Apresentação da disciplina: objectivo, conteúdo, metodologia, bibliografia e avaliação. Introdução aos Sistemas de Bases de Dados: conceito de base de dados (BD) e de Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD); vantagens dos SGBDs; conceito de modelo de dados; os 3 níveis de abstração de uma BD; independência lógica e física dos dados; arquitectura de um SGBD. T1: Introdução
P: Apresentação trabalho

2/Março/2001

Projecto Conceptual usando o Modelo Entidade-Associação (EA): fases do projecto da BD.
Modelo Relacional: conceito de relação e de esquema relacional; restrições de integridade relacional, chaves candidatas, chaves primárias e chaves estrangeiras.
Passagem do modelo E/R para o modelo relacional.
T2: Projecto de Bases de Dados
P: Modelo E/R e Esquema Relacional

9/Março/2001

Refinamento do esquema e normalização: redundância, anomalias, dependências funcionais (DF); refinamento de um diagrama E/R; regras de inferência de DFs; Axiomas de Armstrong e teoremas; fecho transitivo de um conjunto de atributos. Formas Normais: Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF); Terceira Forma Normal (3NF). Decomposição de um esquema de relação; problemas com as decomposições; decomposição sem perdas; decomposição com preservação de dependências; decomposição para BCNF e para 3NF.
Refinamento de um esquema relacional com base nas DFs
T3: Normalização
P: Refinamento do esquema

16/Março/2001

Afinação da Base de Dados: afinação física da base de dados; carga do sistema; escolha de índices; assuntos a considerar na escolha de índices; afinação do esquema lógico; desnormalização; decomposição horizontal; disfarçar alterações ao esquema.
Exemplo de Aplicação.
T4: Afinação
P: Afinação da Base de Dados

23/Março/2001

JDBC: arquitectura, drivers, cenários de utilização, mapeamento de tipos, execução de interrogações, excepções. Expressões de caminho.
SQLJ: SQL embebido em Java, arquitectura, variáveis e cláusulas, resultados e iteradores.
Ligações Java para bases de dados O-O: implementações, colecções, transacções, exemplo com Poet5.0
T5: JDBC e SQLJ

30/Março/2001

Limitações do modelo relacional: níveis de representação num SGBD; fosso semântico; decomposição das relações; vantagens do modelo relacional; limitações das linguagens relacionais; C embebido e desadaptação de impedâncias; limitações do modelo relacional; nova geração de sistemas.
SGBD Orientados por Objectos e Relacionais-Objecto: motivação; aplicação de SGBDOO; SGBDRO; tipos complexos; tipos de dados abstractos; tipos referência.
ODMG2.0. Modelo de objectos e ODL (Object Definition Language): tipos, herança, extensões e chaves, propriedades e operações; colecções; transacções; OQL (Object Query Language).
T6: SGBDRO e SGBDOO
T7: ODMG2.0
P: Implementação em Java

6/Abril/2001

SQL3: Introdução; modelo de dados; tipos básicos; subtabelas e supertabelas; T8: SQL3 e ADTs

27/Abril/2001

Tipos de Dados Abstractos (ADT): atributos; criação e inicialização; interface; uso de ADTs; subtipagem e herança; funções; comparação -

4/Maio/2001

Persistência em SQL3. Tipos colecção: construtores e manipulação T9: Persistência, colecções e módulos

11/Maio/2001

Gatilhos: definição e operação. Módulos persistentes: elementos procedimentais em SQL; controlo de fluxo; tratamento de excepções T10: R.I. e gatilhos
P: Definição de Regras de Integridade

18/Maio/2001

XML: introdução; anotação de documentos
Estrutura física e estrutura lógica de um documento; ligações hipertexto.
T11: XML

25/Maio/2001

Processamento de XML: DOM e SAX.
Apresentação de XML: CSS e XSL.
P: Definição de vistas

1/Junho/2001

Bases de dados paralelas e bases de dados distribuídas: SGBD paralelos; arquitecturas; diferentes tipos de paralelismo; Bases de dados distribuídas; tendências recentes; arquitecturas; cliente-servidor; armazenamento; gestão distribuída do dicionário; actualização de dados distribuídos -

8/Junho/2001