Mestrado em Inteligência Artificial e Computação

Sumários das aulas

Número Datas Assunto Comentário

23-02-2001

Apresentação da disciplina: objectivo, conteúdo, metodologia, bibliografia e avaliação.
Introdução aos Sistemas de Bases de Dados: conceito de base de dados (BD) e de Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD); vantagens dos SGBDs; conceito de modelo de dados; os 3 níveis de abstração de uma BD; independência lógica e física dos dados; arquitectura de um SGBD.

Apresentação, Introdução

02-03-2001

Projecto Conceptual usando o Modelo Entidade-Associação (EA): fases do projecto da BD.
Modelo Relacional: conceito de relação e de esquema relacional; restrições de integridade relacional, chaves candidatas, chaves primárias e chaves estrangeiras.
Passagem do modelo E/A para o modelo relacional.
Projecto de Bases de Dados

09-03-2001

Refinamento do esquema e normalização: redundância, anomalias, dependências funcionais (DF); refinamento de um diagrama E/A; regras de inferência de DFs; Axiomas de Armstrong e teoremas; fecho transitivo de um conjunto de atributos. Formas Normais: Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF); Terceira Forma Normal (3NF).
Decomposição de um esquema de relação; problemas com as decomposições; decomposição sem perdas; decomposição com preservação de dependências; decomposição para BCNF e para 3NF.
Refinamento de um esquema relacional com base nas DFs.
Refinamento do esquema e normalização

16-03-2001

Afinação física da base de dados; carga do sistema; escolha de índices; assuntos a considerar na escolha de índices; aglomeração; chaves compostas; planos de execução só com índices.
Afinação do esquema lógico da base de dados; desnormalização; decomposição horizontal; disfarçar alterações ao esquema; afinação de interrogações e vistas.

Afinação da BD

23-03-2001

JDBC: arquitectura, drivers, cenários de utilização, mapeamento de tipos, execução de interrogações, excepções.
SQLJ: SQL embebido em Java, arquitectura, variáveis e cláusulas, resultados e iteradores.
Exemplo de Aplicação com uma arquitectura de 3 camadas, servlets e HTML.

JDBC e SQLJ

30-03-2001

Limitações do Modelo Relacional e Outros Modelos: vantagens do modelo relacional; limitações das linguagens relacionais; C embebido e desadaptação de impedâncias; nova geração de sistemas; fosso semântico.
SGBD Orientados por Objectos e Relacionais-Objecto: motivação; aplicação de SGBDOO; SGBDRO; tipos complexos; tipos de dados abstractos; coleções encaixadas, tipos referência, expressões de caminho e herança. Novas facilidades da DML, modificações para suportar SGBDRO.

Outros modelos

06-04-2001

ODMG2.0: utlilização de um SGBDOO; Modelo de objectos e ODL (Object Definition Language): tipos, herança, extensões e chaves, propriedades e operações. Colecções. Transacções. Operações de Bases de Dados. OQL (Object Query Language); expressões de caminho; invocação de operações
Bindings ODMG para Java; implementações.
Exemplo de aplicação usando Poet 5.0.

ODMG 2.0

27-04-2001

SQL-3: SGBD Relacional-Objecto: introdução, modelo e tipos básicos; equivalência de tipos; extensões ao sistema de tipos
Tipos de Dados Abstractos (ADT): atributos, criação e iniciação (funções construtor), funções destrutor, interface pública, privada e protegida, uso de ADTs, funções observador e modificador, subtipagem, herança, substitutabilidade, predicados de tipo, ligações estáticas e dinâmicas de funções, despacho dinâmico.

SQL3 e ADTs

04-05-2001

Persistência, tabelas base persistentes, tabelas globais temporárias, tabelas locais temporárias, tabelas vista, tabelas derivadas. Persistência de ADTs. Módulos persistentes.
Tipos colecção: colecções de ADTs, tipo ROW, tipos referência, tipo SET, tipo LIST, tipo MULTISET, construtores de tipos colecção, interrogações sobre colecções, manipulação de colecções.
Arquitectura do SQL. Módulos cliente e módulos servidor. Rotinas do esquema: SQL e externas. Elementos procedimentais de SQL.

Persistência, colecções e módulos

11-05-2001

Regras de integridade e gatilhos. Restrições de Integridade em SQL-92: restrições de chave, R.I. referencial, restrições baseadas em atributos, restrições baseadas em tuplos, asserções em SQL-92, avaliação de asserções. Manutenção de restrições de integridade.
Gatilhos em SQL-3: definição de gatilhos, modelo de execução, criação, eventos, granularidade, variáveis e tabelas de transicção, condições, acções e tempo de activação. Asserções em SQL-3.

Regras de integridade e gatilhos

18-05-2001

XML: introdução, documentos XML, documentos XML bem-formados; validade, exemplos de utilização de XML para troca de dados e para publicação de informação.
Anotação de documentos, elementos, atributos, declarações, instruções de processamento.
Estrutura física de um documento: distribuição por componentes, entidades internas e externas de texto, entidades binárias.

XML

25-05-2001

Estrutura lógica de um documento XML: Document Type Definition (DTD), estrutura de um DTD, processamento de DTDs, declaração de elementos, declaração de atributos, tipos, secções condicionais, declaração de notações. XML Namespaces.
Exemplo de documento XML com dados relacionais e respectivo DTD; exemplo de documento XML com dados orientados por objectos e respectivo DTD.
Ligações entre objectos: XLINK, XPOINTER.

01-06-2001

Transformação de XML com XSLT.
Apresentação de XML: CSS, regras e propriedades; ligação de CSS a XML; formatação de documentos com XSL, autoria, objectos de formatação e FO DTD, transformação de XML com XSLT, transformação para HTML, templates e regras XSLT, navegação com Xpath.

XSL

08-06-2001

Sistemas de apoio à decisão: OLTP e OLAP, Data Warehousing, modelo de dados multidimensionais, MOLAP e ROLAP, interrogações OLAP, operador CUBE, projecto para OLAP.
Data Mining e regras associativas.

SAD