Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Aulas Teóricas: João Correia Lopes, JCL, Professor Auxiliar
Aulas Práticas: Ana Cristina Paiva, ACP, Assistente

Objectivos da Disciplina

Levar os alunos a compreender a construção dos sistemas de gestão de bases de dados e assim habilitá-los a projectar e gerir uma instalação e a desenvolver componentes de gestão de dados noutras aplicações.

Conteúdo da Disciplina

Revisão da álgebra relacional e SQL92. Estruturas físicas. Optimização de interrogações. Gestão de transacções, concorrência e recuperação. Limitações do modelo relacional. A norma ODMG2.0. Modelo relacional-objecto e SQL3. Anotação de documentos, processamento e apresentação de XML. Sistemas de apoio à decisão.

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas práticas será usado um sistema concreto e desenvolvido um pequeno projecto.

O conteúdo da disciplina de Sistemas de Informação e Bases de Dados

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia Recomendada

Avaliação

Avaliação de frequência com peso 40% e mínimo 6 valores, incluindo dois trabalhos práticos: i) optimização (20%), com entrega a 2 de Abril e ii) base de dados objecto-relacional (20%), com entrega a 28 de Maio; esta avaliação aplica-se a todos os alunos, incluindo alunos de regimes especiais.
Exame final com peso 60% e mínimo de 6 valores, com consulta e duração de 2 horas.

João Correia Lopes
Thu Feb 8 14:40:19 2001