Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

Dotar os alunos de capacidades de projecto e implementação de aplicações baseadas em arquitecturas distribuídas suportadas pela Web, através da utilização das tecnologias Java para implementar a camada de interface, a camada de lógica da aplicação e o acesso à camada de persistência e da utilização da meta-linguagem XML para descrição e troca de dados.

Conteúdo da Disciplina

Projecto de sítios Web: acessibilidade e facilidade de utilização, desenho de páginas, desenho de conteúdos, folhas de estilo.
Acesso a dados usando Java: JDBC, SQLJ.
Acesso a dados na Web: páginas dinâmicas, applets e servlets Java, JSP, CGI.
Troca de dados na Web: XML, DOM, SAX, XSL, troca de meta-informação, WML. Aplicações distribuídas: EJB, Web Services, SOAP.

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal dos conceitos principais da matéria e da descrição das API envolvidas e para apresentação de exemplos ilustrativos.
O trabalho prático consiste na realização, em grupos de 2 alunos, de um projecto de média dimensão envolvendo o uso efectivo das tecnologias Web na construção de uma aplicação distribuída com suporte em bases de dados.
Toda a informação relativa ao projecto e à promoção da aplicação desenvolvida será mantida num sítio Web, nomeadamente os artefactos produzidos para entregas em datas pré-determinadas.

Pré-requisitos

Conhecimento de programação orientada aos objectos, nomeadamente usando Java, e de Bases de Dados, nomeadamente o Modelo Relacional.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia Recomendada

Avaliação

Trabalho prático com peso de 50% (10% para o sítio Web e 40% para a aplicação) e mínimo de 7 valores, com entrega do código do produto desenvolvido e do respectivo relatório de desenvolvimento no dia 7 de Junho, seguida de demonstração e discussão.
Exame final com peso de 50% e mínimo de 7 valores, com consulta e duração de 2h00m.