Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Gestão de Projectos de Software
Ano lectivo de 2001/2002

Documentação a Produzir pelo Grupo de Projecto

1. Relatório de Avaliação do Produto Recebido

O relatório de avaliação do produto recebido deve focar aspectos como a qualidade dos requisitos ("complitude", ausência de ambiguidades, relevância prática, etc.), a qualidade do projecto/"design" (adequação aos requisitos, etc.) e o estado e qualidade da implementação (obediência ao "design", manuais, estruturação do código, erros, etc.).

2. Relatório de Planeamento do Projecto

O relatório de planeamento do projecto deve conter uma primeira definição de tarefas a levar a cabo, datas de início e fim previstos dessas tarefas, afectação de pessoas e outros recursos às tarefas (em horas, no caso das pessoas), estimação de custos; este relatório deve conter um Diagrama de Gantt.

3. Manual de Qualidade

Define as normas a seguir no projecto, nomeadamente a definição do processo de desenvolvimento, normas de documentação, de comunicação, normas de programação, etc.

4. Relatório de Especificação de Requisitos

Este relatório especifica os requisitos funcionais e não funcionais do sistema de software a desenvolver e deve ser fundamentado na avaliação da versão recebida.
A especificação de requisitos funcionais deve ser baseada em diagramas de casos de uso (com actores, casos de uso, ...), possivelmente complementados por diagramas de sequenciação (para descrição mais formal de cada caso de uso) e diagramas de classes (para descrição mais formal de conceitos do domínio de aplicação); a especificação de requisitos não funcionais inclui recursos, restrições tecnológicas, etc.

5. Manual de Testes

Este manual contem a especificação dos testes a efectuar no produto final à luz dos requisitos identificados.

6. Relatório de Projecto

Este relatório deve conter a especificação de projecto de alto nível, focando os seguintes aspectos: a Arquitectura Lógica do Sistema (através de Diagramas de Pacotes ("Packages")), o Modelo de Objectos (Diagramas de Classes), o Modelo Dinâmico (Diagramas de Interacção, Diagramas de Estados e Diagramas de Actividades), a Arquitectura Física do Sistema (Diagramas de Componentes e Diagramas de Distribuição ("Deployment")).

7. Relatório de Especificação Trabalho para Fora

Este relatório especifica a tarefa de programação a sub-contratar incluindo as partes relevantes dos relatórios de Especificação de Requisitos e de Projecto.

8. Relatório Intermédio de Gestão do Projecto

O relatório intermédio de gestão de projecto, descreve o estado de execução das tarefas planeadas (data de início e fim efectivo de uma tarefa, nº de horas efectivamente despendidas por cada pessoa afecta a uma tarefa) e o replaneamento da parte final do projecto e deve conter um Diagrama de Gantt.

9. 1º Relatório de Auditoria

Neste relatório deverão ser abordados os seguintes aspectos: modelo de desenvolvimento adoptado; métodos de trabalho; normas utilizadas; comunicação interna; grau de cumprimento de metas; documentação produzida.

10. Relatório de Desenvolvimento do Trabalho Encomendado

Neste relatório incluir informação relevante àcerca da implementação, teste e utilização do trabalho encomendado.

11. Relatório de Avaliação do Trabalho para Fora

Este relatório contém uma avaliação do grau de conformidade do produto recebido em relação às especificações, eventualmente referindo discrepâncias e pode conter, ou não, a aceitação provisória do produto recebido.

12. Relatório Final de Gestão do Projecto

O relatório final de gestão de projecto, descreve os seguintes aspectos: tarefas executadas (datas de início e fim efectivo, nº de horas efectivamente despendidas por cada pessoa afecta a uma tarefa), desvios em relação ao planeado, auto-avaliação do funcionamento do grupo (o que correu bem, o que correu menos bem,) incluindo sugestões de alteração de funcionamento no grupo, caso um projecto idêntico fosse retomado.
Este relatório deve incluir o Diagrama de Gantt final do projecto incluindo os custos em horas e Euros.

13. Manual de Utilização

Este manual pode ser realizado através de um conjunto de páginas HTML disponíveis na Web.

14. Manual de Instalação

Este manual descreve o procedimento de instalação.

15. Relatório de desenvolvimento

Este relatório deve conter: o projecto detalhado - com refinamentos do projecto de alto nível, mapeamentos para linguagens usadas na implementação (SQL, Java, etc.); documentação sobre a implementação - com referência e justificação das opções de implementação, tecnologias usadas (linguagens e ferramentas, etc), ao estado do produto desenvolvido, nomeadamente o grau de conformidade com as especificações; informação útil integração e manutenção do produto desenvolvido; referência aos resultados dos testes realizados.

16. Actas das Reuniões Efectuadas

Documentam as reuniões efectuadas no âmbito do projecto (exemplo), incluindo reuniões com os clientes.
São da responsabilidade, principalmente, do secretário do projecto.

17. 2º Relatório de Auditoria

Este relatório segue uma estrutura semelhante ao primeiro. Adicionalmente deve conter uma avaliação do grau de cumprimento das recomendações incluídas no primeiro relatório.

18. Log-book Individual

Cada membro do grupo de projecto deve manter um logbook relativo ao projecto, onde será feito o registo cronológico de actividades relevantes para o projecto (por exemplo: reuniões, entrevistas, esboços de diagramas, etc.).

19. Historial do Projecto

Contém uma lista por ordem cronológica das ocorrências relevantes relacionadas com o projecto (por exemplo: entregas de artefactos (deliverables, reuniões de projecto, reuniões com o cliente, início e fim de tarefas, alterações significativas ao planeamento, etc.).

20. Sítio na Web

Contém a apresentação do projecto e da equipa de projecto, acesso à informação produzida no âmbito do projecto (nomeadamente aos artefactos); contém ainda o historial do projecto.
Esta informação deve ser protegida por password.

21. Poster e Folheto Desdobrável

Apresentação do projecto em poster e do produto desenvolvido em folheto promocional desbobrável, contendo nomeadamente os contactos necessários para a venda.